Profissionais da saúde protestam em frente Congresso
Um grupo de 1.500 manifestantes protestou na tarde desta terça-feira no gramado em frente ao Congresso Nacional para reivindicar melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).
O ato foi organizado pelo Conselho Nacional de Saúde e reuniu médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes de medicina e movimentos sociais.
A polícia militar foi acionada e chegou a formar um cordão de isolamento para evitar que os manifestantes invadissem o espelho d´água, e o acesso ao Congresso foi restrito, mas não houve confronto.
Com palavras de ordem e cartazes, os manifestantes criticaram a emenda constitucional 86/2015, que reduziu os repasses do governo federal ao Ministério da Saúde. Eles protestaram pela destinação de R$ 117 bilhões para os hospitais públicos. Os manifestantes também se posicionaram contra a gestão unidades de saúde por Organizações Sociais (OS).
— A estrutura é pública mas a gestão é privada. Nossos impostos estão indo para a iniciativa privada. Isso é um atraso — criticou Vera Lacerda, representante do Conselho de Saúde do Pará.
Depois de quase uma hora de ocupação do gramado, o grupo se dispersou e seguiu para o evento de abertura da 15a Conferência Nacional de Saúde. O encontro, sediado em Brasília, termina nesta sexta-feira.