Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Hospital da Criança e Maternidade e Childrens Heartlink promovem Simpósio Internacional sobre Tetralogia de Fallot

Um dos grandes centros de referência no Brasil em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), e a Fundação Children’s Heartlink, dos Estados Unidos, realizaram, no dia  4 de dezembro, o primeiro evento internacional do hospital, o 1º Simpósio Internacional Children’s Heartlink, cujo tema foi a Tetralogia de Fallot e do qual participaram mais de 140 médicos e profissionais de áreas afins de todo o Brasil.

 

Durante o evento, médicos do HCM e norte-americanos da Mayo Clinic realizaram cirurgia em uma criança com Tetralogia de Fallot, sendo assistida, ao vivo, pelos profissionais no anfiteatro. Foi a primeira vez no Brasil que uma cirurgia de uma criança com problema cardíaco foi transmitida ao vivo durante evento científico.
 

Para o Simpósio, o HCM e a Fundação trouxeram 11 profissionais da Mayo Clinic, um dos mais importantes centros médicos de cardiologia pediátrica dos Estados Unidos. A Funfarme/Famerp, instituição da qual faz parte o HCM, mantém intercâmbio desde 2009 com estas duas instituições americanas.
 
O evento foi aberto pelo diretor da Fundação Faculdade Regional de Medicina - Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, e o direto da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza. O diretor executivo apresentou dados da construção, ocupação e desempenho impressionante do HCM em seus dois anos de existência.
 
O pediatra Dr. Airton Moscardini relembrou, emocionado, as campanhas de mobilização para edificação do HCM que hoje é referência em tratamento obstétrico e infantil. Além disso, a cerimônia contou com a presença da vice-presidente de programas internacionais da Children’s, Brista Zheleva, que falou sobre todas as atividades desenvolvidas em Rio Preto, desde 2009, quando foi firmada parceria entre as duas instituições.
 
A CIRURGIA
 
A cirurgia do menino com a Tetralogia de Fallot durou 5 horas, sendo realizada enquanto o Simpósio transcorria e os cirurgiões e demais profissionais envolvidos puderam responder em tempo real dúvidas dos colegas no anfiteatro. O Professor Doutor Domingo Marcolino Braile mediou o contato entre os cirurgiões e a plateia. O procedimento teve êxito e, segundo Dr. Ulisses Croti, o menino de 1 ano e 5 meses ficará internado durante dois dias na UTI e mais sete ou oito dias em quarto, tendo alta hospitalar posteriormente.
 
O QUE É A TETRALOGIA DE FALLOT
 
A Tetralogia de Fallot é uma cardiopatia congênita que acomete 10% das crianças que nascem com defeitos cardíacos. Trata-se de uma doença grave, que causa cianose nas crianças e que, na maioria das vezes, necessita de tratamento cirúrgico no primeiro ano de vida.
 
“De cada 120 crianças que nascem, uma 1 tem problema no coração. No Brasil, nascem cerca de 2,7 milhões de crianças por ano, portanto, mais de 2.000 crianças sofrem da Tetrologia de Fallot todo ano. Infelizmente, a grande maioria dessas crianças não tem acesso ao tratamento cirúrgico porque não há centros médicos e equipes suficientes para atendê-las”, explica o cirurgião cardíaco pediátrico Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM. O Simpósio ofereceu aos médicos de todo o país os conhecimentos teóricos, acadêmicos, científicos e médicos.