Pacientes que procuram ambulatório de oncologia da Santa Casa a partir desta semana já recebem atendimento em novas estruturas, que envolve seis consultórios médicos, dos quais um oncooftalmológico, um multidisciplinar e quatro clínicos; além de uma sala de procedimentos; recepção e sala de espera (capacidade para 30 pessoas).
A estrutura toda foi apresentada na última sexta-feira e passa a integrar complexo de atendimento do hospital com investimento de R$ 317.388,35, em uma área de 481,46m² recuperados e readequados. Foram substituídas instalações elétricas e hidráulicas, além dos pisos e esquadrias. O teto foi rebaixado e o espaço conta agora com forro técnico e shaft, que facilita o acesso para manutenção e amplia a segurança nas instalações.
A superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana, destacou a alta resolutividade do ambulatório de oncologia do hospital e anunciou que, no próximo ano, será inaugurada a unidade de radiologia. Ela destacou ainda a implantação da Braquiterapia, sob liderança da médica Simone Sampaio.
"E com a inauguração desse espaço já anuncio aqui, na presença de todos, o início das obras no piso superior (atual ambulatório de oncologia). É mais segurança e conforto para nossos médicos, colaboradores e principalmente, para atender aos pacientes", destacou.
Criado na década de 1990, o Com (Centro de Oncologia de Marília) teve seus principais avanços na última década, com a chegada de novos especialistas, ampliação de espaço físico e incorporação da equipe multidisciplinar.
Atualmente, oferece atendimento oncologia clínico e cirúrgico, além do tratamento quimioterápico. O serviço atende pacientes de 62 municípios, área de abrangência da DRS-IX (Direção Regional de Saúde). Oncopediatras, mastologistas, cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos fazem parte da unidade.
O provedor da instituição mariliense, empresário Milton Tédde, lembrou investimentos no conforto dos pacientes, sobretudo nas demandas que a população mais precisa. Ele lembrou o esforço realizado, com recursos próprios. "Se Deus quiser esse será o padrão de todo o hospital. É um sonho realizado para nós. A população de Marília e região merecem, o povo merece", disse.
O presidente da CMB e Fehosp (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas e Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, participou do encontro, com outras autoridades.
O ambulatório conta também com arquivo; banheiro para pacientes; expurgo; ambiente para o registro hospitalar de câncer; sala de armazenamento de fontes; sala de coordenação; fluxo laminar e quimioterapia provisória. A obra incluiu ainda transporte pneumático para ligar a farmácia ao ambulatório, substituição de todas as luminárias, instalação de “bate-macas” e pintura.
"A Santa Casa, sua diretoria, corpo clínico e funcionários estão de parabéns por esse investimento, uma ala nova, ampla, bonita, fundamental para um bom atendimento aos pacientes", disse o prefeito Vinícius Camarinha.
O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, os secretários Luiz Takano (Saúde) e Cássio Luiz Pinto Júnior (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e os vereadores Sônia Tonin (vice-presidente) e Marcos Custódio também acompanharam a entrega do novo ambulatório.