A Santa Casa de São José dos Campos deu mais um importante passo para a medicina regional. A partir de 2015, a entidade acolherá médicos já formados para realizarem estágio em clínica médica – uma equivalência à residência médica.
Esta foi uma solicitação do Prof, Dr. José Roberto Tavares, diretor técnico da Santa Casa, especialista na área de Cardiologia e Clinica Médica, junto à Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) por meio de seu presidente o Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes. De acordo com o Dr. Tavares, este estágio com equivalência de Residência Médica será realizado no período de dois anos, sob a supervisão de profissionais de diversas áreas clínicas, tais como ambulatórios, UTIs, Pronto Atendimento, enfermarias, entre outras atividades, tendo a coordenação do próprio Dr. Tavares.
“A importância desta especialização é para que possamos transformar a Santa Casa de São José dos Campos em um hospital escola. Com isso, queremos também promover a formação de novos profissionais na área médica, qualificando-os para o mercado de trabalho”, afirma Dr. Tavares.
O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira contará com uma prova escrita com 100 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais de Clínica Médica. Já a segunda fase será composta por uma prova prática e entrevista, na qual será analisado o curriculum vitae do candidato.
Serão sete vagas destinadas a alunos que já concluíram o curso de medicina. Os alunos interessados devem fazer inscrição até dia 30 de dezembro por meio do site www.santacasasjc.com.br/areaacademica e preencher a ficha de inscrição.
Ao completar o preenchimento, o candidato deverá imprimir a ficha de inscrição e encaminhar junto com o comprovante de depósito da taxa de inscrição dentro do prazo de inscrição, para a Comissão de Residência Médica da Santa Casa que fica na Rua Dolzani Ricardo, 620 – Centro, CEP 12210-110, São José dos Campos- SP ou através do e-mail diretoriamedica@santacasasjc.com.br.