SAMU regula população para os atendimentos de Urgência e Emergência
Profissionais estão preparados para orientar o paciente e se necessário, será enviada uma viatura para realizar os primeiros atendimentos
Mudanças gradativas estão acontecendo no sistema de saúde dos 17 municípios da microrregião, incluindo Votuporanga, visando a melhoria e qualidade do atendimento aos quase 200 mil assistidos. A orientação é que em casos de urgência e emergência, a população acione primeiramente o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, por meio do 192. Os profissionais estão preparados para orientar o paciente e se necessário, será enviada uma viatura para realizar os primeiros atendimentos.
No entanto, é importante ressaltar que o 192 é apenas para os casos de urgência e emergência. Os casos de urgência são aqueles que o paciente necessita de atendimento, mas não está em risco imediato de morte, como fraturas leves, dores abdominais, cólicas renais e ferimentos graves, enquanto os casos de emergência são aqueles que o paciente precisa de atendimento imediato, pois existe risco de morte, compreendendo derrames, infarto, acidentes graves, crises convulsivas, afogamentos, queimaduras graves e parada cardiorrespiratória.
Os casos de atenção básica devem ser atendidos nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, nos PSF – Postos de Saúde da Família e nos Consultórios Municipais, de acordo com os horários de funcionamento, de segunda a sexta-feira. Já o Pronto Atendimento deve acontecer na UPA – Unidade de Pronto Atendimento e no Mini Hospital do Pozzobon, que funcionam 24 horas por dia e que foram reestruturados com novos materiais, equipamentos e profissionais, inclusive médicos, para atender a população com qualidade e humanização.
De acordo com o médico responsável pelo Serviço de Emergência do Município, Dr. Chaudes Ferreira Júnior, essas mudanças estão ocorrendo para que o atendimento seja adequado de acordo com a gravidade do caso. “O auxílio do SAMU, no 192, funcionará como um regulador dos serviços de saúde. Durante a ligação os profissionais informarão para onde o paciente deve seguir”.
O responsável pelo SAMU ainda acrescentou que as unidades de Pronto Atendimento estão aptas para realizarem o melhor atendimento. “As unidades estão muito bem estruturadas, equipadas com mais técnicos e médicos. Na UPA, o paciente pode realizar exames laboratoriais e de raio x, enquanto o Mini-Hospital está passando por adequações para também ofertar esses exames”.
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana - Torrinha, destaca que as mudanças surgiram para benefício do próprio paciente. “O objetivo é aprimorar gradativamente o atendimento do Serviço de Emergência, deixando-o cada vez mais organizado, seguro e estruturado com o objetivo de atender aos pacientes com mais humanização, evitando assim filas e qualquer outro tipo de transtorno. Esse método de regulação já acontece nos grandes centros e chega para somar ao momento de expansão que a cidade vem vivendo.”
Região
As mudanças também incluem as cidades da região de Votuporanga, mas com algumas diferenças. Ao invés de acionar o 192, a pessoa deve procurar a Unidade ou o Postinho de Saúde da sua cidade. Apenas após esse primeiro atendimento e se for necessário, o paciente será enviado para Votuporanga para a continuidade no atendimento.