Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Com a presença dos principais hospitais universitários do Estado de São Paulo, Funfarme promove encontro e debate gestão de compras e tecnologia da informação

Referência em atendimento, pesquisa e ensino para todo o Brasil, a Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, de São José do Rio Preto - SP proporcionou, no dia 10 de dezembro, encontro entre hospitais escolas do Estado de São Paulo, onde estiveram presentes representantes dos principais centros de saúde: Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital da Faculdade de Medicina de Marília, Unicamp de Campinas e do Hospital das Clínicas de Botucatu. 

 

O objetivo do encontro foi, por meio de troca de experiências entre estas instituições, aprimorar o conhecimento em gestão nas áreas hospitalares de Compras e Tecnologia da Informação (TI), tornando o atendimento aos usuários finais ainda mais eficiente e com maior excelência. 
 

Além de serem centros de formação acadêmica, os hospitais envolvidos no encontro são únicos em algumas regiões do país capazes de prestar serviços altamente especializados, com qualidade e tecnologia de ponta à população. Daí, a riqueza e importância deste intercâmbio de conhecimento. 
 
Os setores envolvidos foram os da Tecnologia da Informação (TI) e o de Compras, essenciais no âmbito hospitalar, mas geralmente pouco debatidos em eventos e simpósios. Na ocasião, Miguel Freddi, coordenador da TI, e Ferdinando Rodrigues, coordenador do Setor de Compras, da Funfarme expuseram os maiores desafios da instituição, traçaram panorama e apresentaram os cases de sucesso da Funfarme. 
 
“Os hospitais universitários são uma das organizações mais complexas que existem, e a quantidade das informações que precisam ser gerenciadas é imensa, desde as sobre os pacientes, até os aspectos administrativos. Daí a necessidade do debate sobre gestão, de maneira eficaz, destas informações”, explicou Miguel Freddi, coordenador da TI Funfarme. 
 
 A área dos custos que envolvem as instituições de saúde também entrou em pauta. “É fundamental para uma boa gestão hospitalar o total conhecimento do Setor de Compras, já que complexos deste tipo estão inseridos em um contexto de despesas elevadas, recursos escassos, pressão por qualidade e bons serviços” explicou Dr. Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme.
 
Segundo o coordenador de TI do Hospital da Faculdade de Marília, Nelson Miranda, a reunião foi extremamente proveitosa. “A faculdade de Marília e a de Rio Preto (Famerp) nasceram praticamente juntas, então vivemos cenários parecidos. Podemos aprender um pouco mais e criamos até um grupo para debates futuros”, disse o coordenador. 
 
A diretora de apoio administrativo do HC de Ribeirão Preto, Bianca D’Affonseca, também enalteceu a iniciativa. “Já participamos de algumas atividades parecidas, mas com a possibilidade da troca de informação entre mais de uma instituição foi o diferencial. Conhecemos não só a realidade de atuação da Funfarme, como de outros hospitais escolas também”, pontua a diretora.