Funcionários da Santa Casa de Itararé interrompem serviços e iniciam greve
Atraso no pagamento dos salários de novembro e 13º são reivindicações. Hospital disse que remuneração não foi paga por falta de repasse federal.
Funcionários da Santa Casa de Itararé (SP) interromperam os serviços e entraram em greve na manhã desta terça-feira (15). Os grevistas reivindicam o pagamento dos salários referentes a novembro e ao décimo terceiro. A direção do hospital informou que a remuneração não pôde ser paga por falta de repasse federal do Fundo Nacional de Saúde (FNS). O valor é de R$ 400 mil.
Ainda de acordo com a administração da unidade, para efetuar o pagamento do décimo terceiro salário a Santa Casa aguarda recursos que seriam destinados pela Câmara neste ano. A TV TEM entrou em contato com o FNS, mas até as 13h desta terça-feira não obteve resposta.
Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde em Sorocaba e Região, a unidade seguirá com os atendimentos, no entanto, apenas 30% (60) do quadro de trabalhadores continuará normalmente com a execução das funções. Conforme a entidade, a Santa Casa possui 200 funcionários.
Pacientes que buscavam atendimento contaram que a espera para conseguir marcar uma consulta médica no local durou horas. Não há previsão para a resolução do problema.