Pronto-socorro da Santa Casa de Jahu tem projeto experimental de acolhimento
A Santa Casa de Jahu, através da Mesa Administrativa e o Grupo de Humanização “HumanizaSanta”, está implantando, em caráter experimental, o Projeto “Posso Ajudar” em parceria com alunos de cursos de Técnico de Enfermagem da cidade. A iniciativa tem como principal objetivo a organização do fluxo de usuários dos serviços da Santa Casa, principalmente o Pronto-socorro, com vistas à melhoria da qualidade do atendimento prestado pelo hospital.
Alunos de cursos de Técnico de Enfermagem foram recrutados em duas escolas da cidade, ETEC “Joaquim Ferreira do Amaral” e IEP para prestarem o trabalho voluntário na Santa Casa. A ação conta como carga horária de estágio nos respectivos cursos. O processo de orientação está sendo desenvolvido pelo Grupo de Humanização. Todos estão identificados com coletes amarelos e tem como atribuições prestar orientação e informação aos usuários, facilitar o ingresso no hospital, intermediar a comunicação entre usuários e profissionais, acolher o usuário que procura os serviços da Santa Casa, primando pelos princípios de cidadania, respeito e solidariedade.
Até agora, após duas semanas de implantação, cerca de 400 pessoas foram abordadas pelos voluntários do projeto. Setores como raio x e ortopedia são os mais procurados. O coach motivacional e integrante do grupo de humanização da Santa Casa, Wellington Marinho destaca que este trabalho de orientação serve também para preparar os futuros técnicos de enfermagem ao mercado de trabalho. “Aqui todos estão treinando uma forma de atendimento mais humanizado, acolhimento ao paciente, como também conhecem a intensa rotina do hospital”, destacou.
Para o Provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Júnior, o “Posso Ajudar” vem de encontro com a preocupação que a instituição tem em oferecer um atendimento mais humano. “O Pronto-socorro da Santa Casa é o local de maior fluxo de pessoas, muitos chegam perdidos sem saber para onde ir. Portanto, o projeto serve para este primeiro contato, para o encaminhamento da ficha de atendimento. São informações básicas prestadas no sentido de acolher e tranquilizar aqueles que estão aflitos”, disse o Provedor da Santa Casa.
A Santa Casa de Jahu está à disposição de outras escolas de Jaú e região que oferecem o curso de Técnico de Enfermagem que queiram participar do Projeto. Interessados podem entrar em contato com o grupo de humanização, através do telefone 14 – 3602 3245 (Renata).
Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Jahu