Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa promove Simpósio de Esterilização de Materiais

Estão abertas as inscrições para o VI Simpósio de Esterilização promovido pela Central de Materiais da Santa Casa de Piracicaba. O evento está marcado para o dia 8 de abril, a partir das 8h, no salão de convenções da Instituição, onde são esperados cerca de 100 profissionais de Piracicaba e região, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas mediante doação de produtos de higiene pessoal revertidos para pacientes carentes do SUS (Sistema Único de Saúde), devem ser feitas pessoalmente no Núcleo de Aprimoramento e Desenvolvimento de Pessoas (Nadep) ou ainda pelo e.mail marcia.garavazo@santacasadepiracicaba.com.br ou pelo telefone (19) 3417.5081.

O Simpósio, que chega em sua 6ª edição, tem o objetivo de promover a reciclagem profissional, proporcionando conhecimentos relacionados à inovação tecnológica e novos conceitos em relação a produtos e equipamentos. 

Ao conceder apoio irrestrito ao evento, a administradora hospitalar Vanda Petean lembrou que a Central de Materiais e Esterilização está entre os departamentos de vital importância ao funcionamento do Hospital. "A Central conta  com  uma equipe   capacitada  e  treinada que  desempenha todo o  processo  de  lavagem, inspeção, validação  com  hemo-cheque, conferência, embalagem, identificação,  esterilização  e acondicionamento de aproximadamente  de 3.000 peças diariamente, entre pinças, tesouras, bisturis e roupas cirúrgicas, distribuídas por meio de 'carros cirúrgicos' e montadas de acordo com a especialidade médica e a complexidade cirúrgica", explica.

A enfermeira coordenadora da Central, Gisele Vilarinho, responsável pelo evento ao lado da enfermeira Juliana Moreira Bastos, reforça a importância da iniciativa, lembrando que a atualização do conhecimento tem impacto vital na rotina hospitalar por agilizar processos e aprimorar a assistência ao cliente na medida em que torna  mais seguro o trabalho de assistência médico-hospitalar no Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, UTIs, Unidade Coronariana e diversos setores de internação, considerados o coração do hospital. 

Ela lembra que a Unidade funciona ininterruptamente, mobilizando 24 profissionais treinados para atender a demanda institucional mediante rígido controle de qualidade com vistas à segurança de funcionários e pacientes. "A monitorização da esterilização dos materiais é feita por uma incubadora de leitura rápida que utiliza método de fluorescência de última geração, permitindo que os materiais sejam liberados com maior rapidez e segurança", disse. 

Programação:                                                                                              

Na programação do VI Simpósio de Esterilização da Central de Materiais da Santa Casa de Piracicaba, temas estrategicamente definidos para abordar “A importância da qualidade da água tratada para CME”, por meio de palestra a ser ministrada a partir das 8h por Juliana Bastos, enfermeira supervisora da Central de Materiais Esterilizados da Santa Casa de Piracicaba (CME); e Gisele Vilarinho, enfermeira coordenadora da CME, pós-graduada em Urgência e Emergência. Em seguida, às 9h, a enfermeira Valéria Ribeiro de Assis, da Labnews falará sobre “Processos de Limpeza”. Às 10h30, o gestor de pessoas da Santa Casa de Piracicaba Ricardo Fedrizzi, ministrará a palestra “Desenvolvendo a Inclusão de Pessoas com Deficiência”.

À tarde, a partir das 13h, palestra da enfermeira Liliana Maria Coelho, coordenadora da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Piracicaba), que falará sobre “Contaminação e Desinfecção”. Em seguida, às 14h, a enfermeira Vivian Martins de Souza, do Departamento de Educação Continuada da Johnson & Johnson, ministrará palestra sobre “Indicadores do Nível de Qualidade e Caminho para a Certificação”.Finalizando o evento, às 15h30, a enfermeira Sandra Cristina Godoy Rueda, especialista da área técnica da Saedmed, ministrará palestra sobre os “Meios de Esterilização, Monitorização Biológica, Validação e Montagem de Carga”.

Legenda foto: Diariamente 3.000 peças passam pelo processo de esterilização  e acondicionamento