Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Programa de prevenção da Santa Casa de Araçatuba recebe voto de aplauso da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Araçatuba aprovou por unanimidade, Voto de Aplauso à Santa Casa de Araçatuba, pela realização do Programa de Rastreamento Precoce de Doenças Crônicas. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Cláudio (PMN) e foi subscrita pelos demais 11 vereadores.

A moção foi discutida e votada no expediente da 10ª Sessão Ordinária, realizada nestasegunda-feira (4/4), na presença dos diretores da Santa Casa e coordenadores científicos dos quatro eventos realizados pelos hospital desde 2014: Claudionor Aguiar Teixeira ( secretário da Mesa Administrativa) representando o provedor Dr. Jaime Monçalvarga que não pode comparecer em razão de compromisso assumido anteriormente; Fábio Blaya (Gestor Administrativo); Dr. Sérgio Smolentzov (Diretor Clínico); Dr. Caio Marcelo Jorge ( Responsável técnico pelo Centro de Radioterapia) coordenador científico do rastreamento do câncer de próstata; Dr. Bruno Guilherme Kersten (oncologista clínico do CTO) e coordenador científico dos rastreamentos de câncer de mama e câncer ginecológico; e enfermeira Heles Regina Souza Oliveira (responsável técnica da equipe de enfermagem do Hospital do Rim), que na oportunidade representou o Dr. Luiz Cláudio Lima ( responsável técnico pelo Hospital do Rim) coordenador científico do rastreamento de doenças renais); e a enfermeira Fernanda Contardi, gestora de Enfermagem.

Ao explicar as razões que o levaram a apresentar o Voto de Aplauso, o vereador Prof. Cláudio disse que a Santa Casa de Araçatuba é merecedora de todas as homenagens que a comunidade puder lhe prestar porque “não é o seu papel investir na prevenção de doenças e sim tratá-la; e ao criar e executar um programa que já rastreou 535 pessoas, que passaram por vários de exames clínicos de quatro especialidades, a direção do hospital e os médicos e demais integrantes das equipes que participam desses eventos, fazem uma ação social imensurável e praticam amor ao próximo, elogiável”.

O propositor também conclamou os vereadores, as autoridades e a população de Araçatuba a voltar suas atenções para “este hospital de referência regional, que apesar das dificuldades, oferece atendimento digno para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa de Araçatuba é referência em alta complexidade para 40 municípios da região, que reúnem em torno de 700 mil habitantes.

“Às vezes se critica o hospital desconhecendo sua realidade e sua rotina de atendimentos”, afirmou o vereador Prof. Cláudio ao se mostrar surpreso com o volume de atendimentos registrados em 2015: 96.249 atendimentos, 72.839 dos quais a pacientes do Sistema Único de Saúde. “Foram 29 mil atendimentos, só na área de Urgência e Emergência e mais de 14 mil cirurgias. São números muito próximos dos obtidos pelos grandes hospitais do país. Ou seja: Araçatuba possui um dos grandes hospitais do Brasil”, detalhou o propositor.

Para o gerente administrativo Fábio Blaya, a homenagem foi linda e motivadora para a diretoria e todos os colaboradores do hospital. “Ao apresentar o Voto de Aplauso aos integrantes do programa de rastreamento de doenças crônicas, o vereador Prof. Cláudio também ofereceu visibilidade ao hospital, fator que certamente vai atrair comprometimentos, apoios e novas oportunidades para a instituição. Só temos de agradecê-lo por proporcionar tudo isto para o hospital”.

Por sua vasta experiência em Saúde Pública, fator reconhecido pela maioria dos vereadores que apreciaram o Voto de Aplauso, o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba também enalteceu a atitude da Câmara de Vereadores, em reconhecer a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “O apoio dos vereadores, que por iniciativa do Prof. Cláudio aplaudem este programa, reforça na instituição a certeza de que ao atuar na prevenção –ainda que não seja essa sua missão- está contribuindo para a qualidade de vida da população”.

O programa

O Programa de Rastreamento Precoce de Doenças Crônicas nasceu da iniciativa do médico radio-oncologista Caio Marcelo Jorge. Durante o “Novembro Azul”, em 2014, Jorge que é o responsável técnico pelo Centro de Radioterapia, decidiu rastrear a próstata de homens com mais de 50 anos ou com histórico familiar da doença. A iniciativa recebeu o apoio do oncologista clínico Bruno Kersten e foi encampada pela diretoria clínica e diretoria administrativa.

O evento foi realizado e reuniu, 115 homens que realizaram exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal, e participaram de palestras sobre o tema. Do total, quatro participantes, que desconheciam completamente a situação, apresentaram tumores na próstata. Dois deles, passaram por tratamento no Centro Oncológico da Santa Casa de Araçatuba e já receberam alta.

Neste ano, o evento detectou alteração na próstata de 14 participantes, 2 dos quais confirmados como prostatite e já estão em tratamento no CTO.
Além desses casos, o evento “A Santa Casa Vai Te Dar Uns Toques”, direcionado ao rastreamento de câncer de mama e câncer ginecológico, detectou alterações em quatro mulheres estão sendo acompanhadas pelo Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa, para exames complementares para o diagnóstico conclusivo

O rastreamento mais recente – “Como estão os seus rins? - realizado no início de março, avaliou total de 208 pessoas, que passaram por exames clínicos para avaliação, 9 apresentaram níveis elevados de creatinina e já estão sendo chamados para consultas por especialista em nefrologia. Outros 34 pacientes apresentaram glicemia ou colesterol altos e passarão por consultas de clínica geral para investigação de diabetes e tratamento de colesterol, que são duas das causas mais frequentes das doenças renais. Todos esses pacientes desconheciam os problemas.

Apoio
O alcance da propositura apresentada para destacar um programa de prevenção realizado pela Santa Casa, ultrapassou o objetivo inicial e ampliou o foco, que de acordo com os vereadores que usaram a palavra durante a apreciação da matéria, “a comunidade precisater em relação ao principal hospital de Araçatuba”.

O vereador Rivael Papinha (PSB) foi uma das vozes que se levantaram para destacar os bons serviços oferecidos pelo hospital. “Já estive várias vezes na Santa Casa e comprovei a dedicação de médicos e enfermeiros e a boa estrutura que a diretoria mantém para atender os pacientes”.Para o vereador a comunidade precisa ser despertada para o comprometimento necessário para que esta estrutura possa ser ampliada. “Vejo tantas cidades e as vezes até aqui em Araçatuba realizando leilões e festas para arrecadar dinheiro para o Hospital de Barretos. Não discuto que Barretos oferece. Mas, por que não fazemos o mesmo pela Santa Casa de Araçatuba? Conclamo todas as forças de Araçatuba para unirmos em torno desse objetivo”, afirmou.

Rivael Papinha também colocou a equipe da TV Câmara à disposição da diretoria da Santa Casa de Araçatuba para produzir vídeos sobre os serviços oferecidos pelo hospital. “Vamos veicular esses vídeos nos intervalos das sessões; é uma forma de levar esta boa informação à comunidade”, explicou o vereador.

Outro apoio ao hospital foi externado pelo vereador Jaime José da Silva (PTB). Em seu discurso enalteceu o trabalho do provedor Jaime Monçalvarga, “de quem sou amigo pessoal e acompanho há vários anos sua luta para equilibrar a receita, sempre deficitária com as despesas, sempre crescentes, sem deixar cair a qualidade dos atendimentos”.

A vereadora Tieza Marques (PSDB) citou o Centro de Radioterapia, como “uma das lutas bem sucedidas da diretoria da Santa Casa, e da qual de fizemos parte, pois resgatou o direito dos doentes de câncer serem tratados aqui em Araçatuba”. Uma das subscritoras do Voto de Aplauso, Tieza elogiou, através do diretor clínico Sérgio Sérgio Smolentzov, todos os profissionais evolvidos no programa de rastreamento. “Este trabalho de prevenção que vocês estão realizando poderá salvar muitas vidas”, definiu.

O atendimento humanizado do hospital também foi destacado durante a apreciação do Voto de Aplauso. A vereador Beatriz Nogueira (Rede Sustentabilidade) lembrou o período em que seu pai esteve internado na Santa Casa de Araçatuba e “foi tratado com eficiência e carinho pelos médicos e enfermeiras”.

Testemunho idêntico foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Aparecido Saraiva (PMDB). “Primeiro foi minha mãe que passou vários dias internada e foi tratada com eficiência e carinho. Mais recentemente, meu pai também esteve internado na Santa Casa. Infelizmente ele faleceu. Mas sou testemunha de todos os esforços que foram feitos para salvá-lo. Por isso só tenho boas referências sobre a Santa Casa de Araçatuba”.

Saraiva franqueou espaços da programação da Tv Câmara para veiculação de institucionais da Santa Casa, “pois a população precisa conhecer este trabalho”.

A propositura

No Requerimento 49/2016, apresentado há 15 dias e apreciado na sessão de segunda-feira (4/4/), o vereador Prof. Cláudio (PMN) destacou que “o cuidado à saúde não se limita ao tratamento, mas também ao diagnóstico precoce e à prevenção das doenças; e a Santa Casa de Araçatuba criou, em novembro de 2014, o Programa de Rastreamento de Doenças Crônicas, no intuito de promover campanhas para diagnóstico de doenças crônicas”

O vereador informa que, “o programa já desenvolveu as campanhas “A Santa Casa vai te dar um toque”, para diagnóstico do câncer de próstata; “A Santa Casa vai te dar uns toques”, para diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero; e “Como estão os seus rins?”, para prevenção da doença renal, esta realizada neste mês de março em referência ao Dia Mundial do Rim (12 de março)”

O programa – destaca o vereador- “se serve do próprio corpo de especialistas do hospital, bem como de sua estrutura, para realização de exames a fim de efetuar o diagnóstico das doenças; e em pouco mais de um ano de atividade as campanhas do programa já atenderam 535 pessoas, devendo atender até o final deste ano cerca de 1000 pessoas para diagnóstico de cinco patologias: câncer de próstata, câncer de colo de útero, câncer de mama, doença renal e doenças cardíacas”

Constatada alguma alteração nos exames iniciais – informa a propositura- “os pacientes são encaminhados para exames complementares, e sendo diagnosticada a doença, são tratados na própria estrutura do hospital, por especialistas”.

Na conclusão dos considerandos, o vereador Prof. Cláudio, afirma “que cabe ao Poder Legislativo homenagear aqueles que contribuem para o engrandecimento de Araçatuba, especialmente em área tão importante como a saúde”.

Por tudo isso, requereu “na forma regimental, seja consignado em ata dos nossos trabalhos legislativos um Voto de Aplauso para a Santa Casa de Araçatuba, pelo Programa de Rastreamento Precoce de Doenças Crônicas, extensivo ao Dr. Jaime Monçalvarga (Provedor), Sr. Fábio Blaya (Gestor Administrativo), Dr. Sérgio Smolentzov (Diretor Clínico), Dr. Caio Marcelo Jorge (responsável científico pelo rastreamento do câncer de próstata), Dr. Bruno Guilherme Kersten (responsável científico pelo rastreamento de câncer de mama e câncer ginecológico);  Dr. Luiz Cláudio Lima (responsável técnico pelo Hospital do Rim e responsável científico pelo rastreamento das doenças renais); e a enfermeira Fernanda Contardi, gestora de Enfermagem”.