Funfarme homenageia Dia Nacional do Livro Infantil realizando sua segunda edição do Troca-Troca de Livros
Com muita cor e diversão, a Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, abriu, no dia 18 de abril, a segunda edição do Troca-Troca de Livros da Fundação, no Anfiteatro do Hospital da Criança e Maternidade (HCM). A data foi escolhida em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no mesmo dia da cerimônia de abertura do evento. As trocas de livros acontecem nos dias 19, 20, 25 e 26 de abril, das 10h às 14h, na Faculdade de Medicina de Rio Preto, Famerp.
Para entreter as crianças, o grupo de voluntários “Operação Alegria” fez contação de diversas histórias infantis. A atriz Danila Bassi, integrante do grupo, abriu o espetáculo com a canção de Gilberto Gil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, dedicada às obras do escritor infantil Monteiro Lobato (patrono da data comemorativa, estipulada por neste dia ser aniversário do autor).
Nesta edição, cinco instituições de atendimento infantil virão para o evento. A previsão é que mais de 200 crianças destas Associações passem pelos 4 dias da ação. Para elas e para quem mais passar pelas bancadas, haverá uma programação recheada de entretenimento, com grupos de animação, atividades e brincadeiras.
No dia 19 de abril, Nicole Cardoso, de 9 anos, aluna de uma das instituições visitantes, trouxe um livro e nove gibis. Leitora assídua, a garota conta o tamanho da sua paixão pelas letras. “Gibi mesmo, já cheguei a ler três em um só dia. Os livros são mais demorados para terminar a leitura. De qualquer maneira, quando estou lendo consigo imaginar as histórias e me divirto muito”, relata a menina.
“Queremos incentivar os profissionais da Fundação, mas também envolver a comunidade infanto-juvenil. É justamente com o intuito de difundir a cultura, fomentar o lúdico e estimular o imaginário da criança é que chamamos todos para participarem do Troca-Troca”, convidou a coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Funfarme, Cristiane Midori, na cerimônia.
Apesar de a data remeter às obras infantis, as atividades também envolvem a participação e a troca de livros da categoria adulta. O evento permitirá a atualização do acervo da Biblioteca da Funfarme, “Dr. José Paulo Cipullo”. Atualmente a biblioteca conta com 3.500 exemplares de literatura não médica e tem também um carrinho itinerante que leva as obras até o leito dos pacientes internados. A expectativa é que, até o final da ação, os mais de 500 volumes colocados à disposição sejam trocados.