No Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, Funfarme/Famerp promovem atendimento à população para alertar sobre esta doença que atinge 23% dos adultos
Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que atinge cerca de 23% da população adulta no Brasil. Estima-se que, só em Rio Preto, pelo menos 73 mil adultos são hipertensos, ao considerar os dados da Fundação Seade, em que há 320 mil adultos na população rio-pretense. Para evidencia este Dia e alertar a população sobre a hipertensão, a Funfarme/Famerp, em parceria com a Unimed, promove nesta terça-feira atividades preventivas, das 8h às 16h, na Emergência do Hospital de Base, no Shopping Iguatemi e na UBS da Vila Toninho.
Até o meio-dia, centenas de pessoas já haviam sido atendidas na Emergência pelos profissionais da enfermagem do HB e por estudantes do curso de enfermagem da Famerp. Eles realizam aferição da pressão arterial, teste de glicemia, colhem dados antropométricos como peso, altura e diâmetro da circunferência abdominal, e distribuem material educativo. As pessoas que apresentam pressão arterial alterada e outros fatores de risco, são orientadas a procurarem o médico. Enquanto aguardavam para serem atendidas, as pessoas também foram convidadas a preencher questionário de avaliação de risco de hipertensão.
Ao saber do atendimento na Emergência, a auxiliar de limpeza Perpétua Pereira, de 45 anos, hipertensa há 4 anos, foi logo ao local checar sua pressão arterial. “Tomo meus remédios certinho, mas tem muita gente que nem sabe que é hipertenso. Esta campanha é muito importante para chamar a atenção, estão de parabéns.”
Exemplo de que a hipertensão incide sobre os “adultos jovens” é a operadora de máquina Roseli Gonçalves, de 35 anos, que confessou já ter tido pressão alta recorrente. “Hoje, estou bem, tudo controlado. Mas é bom sempre ir ao médico para ver se tudo está ok”, ensina.
SAIBA MAIS SOBRE A HIPERTENSÃO
A hipertensão é doença geralmente silenciosa, responsável por 40% dos infartos e 80% dos AVC (acidente vascular cerebral), mais conhecidos como derrame. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 23% da população adulta sofre desse mal e grande parte não sabe que tem a doença. Não há idade para ser vítima deste mal. Homens e mulheres, negros, pardos, brancos, adultos, idosos e, mais recentemente, crianças podem ser hipertensos.
No site da Sociedade Brasileira de Hipertensão, você fica sabendo muito mais: