Enfermeira da Santa Casa de Franca ministra palestra sobre doação de leite materno
O Ministério da Saúde elegeu a data 19 de maio como o Dia Nacional de Doação de Leite Materno – e a equipe do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Franca promoveu na tarde deste dia uma palestra, ministrada pela enfermeira Ana Luiza Elias de Castro, com o objetivo de incentivar a prática da doação do leite materno e de transmitir mais conhecimentos e informações a respeito dos benefícios da amamentação.
O evento aconteceu às 14 horas, no Anfiteatro da Santa Casa de Franca, reunindo as mães internadas na Maternidade do hospital, junto de seus bebês e também dos familiares, que puderam conhecer mais sobre a amamentação e seus detalhes, para apoiarem mais ativamente a mãe no seu retorno para casa.
A enfermeira responsável pelo Banco de Leite da instituição, Ana Luiza Elias de Castro explicou: “É muito importante que as mães saibam que fazendo a doação, seu organismo irá produzir mais leite, não deixando faltar para seu próprio bebê; e que este leite doado irá salvar muitas vidas de prematuros; outra situação é da mãe que volta a trabalhar e pode aprender a coletar seu leite e congelar, para poder alimentar seu bebê quando ela estiver fora. Por isso, pedimos que as mães liguem no Banco de Leite e agendem sua doação. Contamos com esta ajuda, para que outra mãe possa ter a mesma alegria que elas estão tendo junto a seus filhos”, concluiu Ana Luiza.
Após a palestra, uma mãe que está doando e outra que já foi doadora de leite, deram seus depoimentos para as mulheres presentes, mostrando o quanto é gratificante praticar a doação e praticar a amamentação. Na sequencia, o evento foi encerrado com um lanche da tarde oferecido pela Santa Casa de Franca a todos os presentes.
Nota | A Santa Casa de Franca é um “Hospital Amigo da Criança” – título concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que apoiam e viabilizam o parto humanizado e incentivam o aleitamento materno sob livre demanda – e por isso possui o Banco de Leite Humano, que abastece até mesmo outros hospitais da cidade, ajudando a salvar muitas vidas de bebês prematuros de baixo peso.