Captação de Órgãos
Em 30/06/2016, foi constatada a morte encefálica da paciente D. G. L., sexo feminino, 34 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Hospital Padre Albino – HPA, desde 28/06/2016. Após o consentimento dos familiares, o hospital iniciou o protocolo para a doação completa de órgãos, iniciado na manhã do dia do hoje.
A manutenção da doadora e a captação dos órgãos mobilizaram mais de 15 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros da Fundação Padre Albino, equipes de saúde de São José do Rio Preto (Hospital de Base), São Paulo (INCOR e Hospital Bandeirantes) e Marília (FAMEMA).
A cirurgia para a captação dos órgãos iniciou-se às 10h30. A doação incluiu coração, fígado, rim, córnea e ossos. Os órgãos foram encaminhados às diversas instituições de saúde para a realização dos transplantes, de acordo com a fila única de espera, regulada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO do Estado de São Paulo.
A Comissão Intra-hospitalar de Transplantes dos hospitais “Emílio Carlos” e “Padre Albino”, mantidos pela Fundação Padre Albino, atua constantemente para detectar possíveis doadores, pessoas com diagnóstico de morte encefálica para a doação de múltiplos órgãos ou com o diagnóstico de morte para a doação de córnea, conforme a resolução do Conselho Federal de Medicina.
Catanduva, 01 de julho de 2016.
Prof. Dr. Jorge Luis Valiatti
Diretor Técnico
Hospital Padre Albino – HPA