Rede Social da Saúde apresenta proposta de conectividade para hospitais
Imagine um ambiente de conectividade, onde os caminhos para acesso às informações são encurtados e as pessoas podem se integrar, para resolver problemas comuns. Um ambiente online colaborativo, onde a comunicação pode ser coletiva ou privada, com espaço para armazenamento e compartilhamento de conteúdos. Há anos, tudo isso já é realidade através das redes sociais. A novidade, porém, é o uso ordenado destas ferramentas para fins corporativos.
Ao invés de restringir e ignorar as potencialidades, empresas e instituições de todos os portes começam a despertar para o fenômeno das redes sociais. A área da saúde já conta com um lançamento, apresentado em Marília durante encontro de um grupo de hospitais.
Já foi implantada na Santa Casa de Ourinhos e será disponibilizada, de forma gratuita, às entidades associadas à federação. O provedor da Santa Casa de Marília, empresário Milton Tédde, acompanhou a apresentação. Ele afirmou que a instituição iniciou estudo junto à coordenação de Tecnologia da Informação (TI), Recursos Humanos (RH) e área de comunicação, para analisar a viabilidade de adesão.
Em sua programação mais simples, a Rede Social da Saúde poderá oferecer hospedagem do site institucional, intranet, e-mails corporativos e as principais ferramentas para armazenamento de dados (nuvem), criação de grupos técnicos do próprio hospital ou interinstitucional, treinamentos online por meio de vídeos, entre outras aplicações.
A coordenadora de TI da Santa Casa, Erica Guimarães, lembra que, no ambiente físico ou virtual das empresas, as informações necessitam de diferentes níveis de proteção, de acordo com suas especificidades. “O fator segurança é fundamental. Os avanços na oferta de ferramentas para gestão, para informação, relacionamento do público interno e externo precisam ser acompanhados de segurança”, pondera.
EXPERIENCE
O diretor de produtos e projetos da Taisei, Adriano Marques da Silva, afirma que, atualmente, a dinâmica e a agilidade que as corporações necessitam ultrapassaram as fronteiras dos softwares atuais como o ERP.
“Precisamos conectar as pessoas que possuem as respostas de forma ágil e inteligente, mantê-las conectadas e trabalhando em comunidades regidas por uma governança. Isso entrega celeridade aos processos e maior satisfação dos clientes e consumidores, se traduzindo na lógica do social business, ou seja, empresas sociais”, disse.
Ele explica que as empresas que já aderiram estão em diferentes etapas no processo. Tudo depende do grau de gestão desejada. A plataforma permite trabalhar com complexidades diferentes desde básica até a mais avançada no quesito gestão”, afirma.
Ainda segundo Adriano, trata-se de processo sem volta. “Naturalmente as novas gerações de colaboradores, que fazem parte da chamada geração Milênio, exigem da administração uma nova situação mais colaborativa onde cada indivíduo faz parte do todo, colaborando, compartilhando conhecimento e crescendo”, pontuou.
O diretor comercial da Taisei, Sérgio Fiuza, reforçou a gratuidade. “Nos dedicamos ao desenvolvimento de soluções que venham de encontro às necessidades dos gestores das entidades filantrópicas, observando sempre a relação 'custo/benefício'. A rede social foi viabilizada por meio de parcerias e está sendo oferecida sem nenhuma cobrança”, afirmou.
Segundo ele, as instituições podem ganhar, do ponto de vista gerencial e até redução de despesas, usando uma rede social. “Com uma ferramenta que facilite a comunicação rápida e eficiente entre os gestores, colaboradores e até fornecedores, certamente teremos como resultado um aumento significativo na produtividade e, consequentemente, na redução de custos das entidades”, acredita.
CONEXÕES
Atualmente, a Santa Casa de Marília já utiliza de diversos recursos, com desenvolvimento próprio, como intranet e internet para comunicação com o público interno e externo.
Na página www.santacasamarilia.com.br são oferecidas informações gerais sobre a Instituição, serviços aos interessados em processos seletivos (ofertas de vagas e concurso de residência médica), além do portal da transparência. O hospital também mantém, em rede social pública, a página www.facebook.com/fanpagesantacasa. Curta e compartilhe!
Fonte: Assessoria de imprensa - imprensa@santacasamarilia.com.br