Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

NOVO EQUIPAMENTO PERMITE CORREÇÃO DE VARIZES ESOFÁGICAS NA SANTA CASA

A Santa Casa de Jahu passou a contar com um novo tipo de procedimento cirúrgico para a correção de varizes esofágicas, provenientes de problemas causados por cirrose hepática. Pacientes dos setores de infectologia, hepatologia e gastroenterologia, com indicação para a correção, estão sendo atendidos com maior fluidez e conforto neste procedimento, que visa a ligadura dos cordões varicosos, evitando assim complicações como hemorragias internas.

Em pacientes com cirrose hepática causada pelo alcoolismo, uso de drogas, intoxicações por metais pesados ou até mesmo viral, através de hepatites, são comuns o aparecimento das varizes esofágicas, que são dilatações das veias do terço inferior do esôfago, podendo se romper e causar grandes sangramentos, às vezes fatais.

Segundo o médico gastro cirurgião e intensivista da Santa Casa de Jahu, Dr. Osvaldo Franceschi Júnior somente grandes centros médicos possuem tal estrutura para realizar o procedimento. Em Jaú, graças a doação de empresa GFlex, a Santa Casa conta com o kit de 6, 10 e até 12 anéis elásticos que são usados para ligar os cordões das varizes. Por meio da endoscopia pode-se fazer a escleroterapia das varizes ou a colocação de um anel elástico ao redor da veia dilatada, o qual, com o tempo, provoca o desaparecimento progressivo da mesma. “Sem este tipo de procedimento, o paciente fica em longo tratamento tomando medicamentos, como betabloqueadores e vasodilatadores, com um rígido acompanhamento médico para se evitar efeitos colaterais. Agora com o kit disponível conseguimos fazer este procedimento de ligadura dos vasos através de uma simples endoscopia”, afirmou Dr. Osvaldo.

Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Jahu