HOSPITAL PADRE ALBINO SEDIA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS
No último sábado, 24/09/2016, o Hospital Padre Albino - HPA sediou uma captação de múltiplos órgãos. Depois de constatada a morte encefálica e com o consentimento familiar do paciente M. A. S., sexo masculino, 26 anos, internado na Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do HPA, desde 22/09/2016, o hospital iniciou o protocolo para a doação de órgãos.
A manutenção do doador e a captação dos órgãos mobilizaram profissionais da instituição, incluindo médicos e enfermeiros, além de equipes de saúde de São José de São José de Rio Preto e São Paulo.
A cirurgia para a captação dos órgãos iniciou-se às 9 horas. A doação incluiu coração, pulmões, fígado, rins e córneas. Os órgãos foram encaminhados às diversas instituições de saúde para a realização dos transplantes, de acordo com a fila única de espera, regulada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO do Estado de São Paulo.
A Comissão Intra-hospitalar de Transplantes dos hospitais “Emílio Carlos” e “Padre Albino”, mantidos pela Fundação Padre Albino, atua constantemente para detectar possíveis doadores, pessoas com diagnóstico de morte encefálica para a doação de múltiplos órgãos ou com o diagnóstico de morte para a doação de córnea, conforme a resolução do Conselho Federal de Medicina.
De janeiro a agosto de 2016, os hospitais da Fundação Padre Albino registram 60% de captações de córneas em relação ao número de potenciais doadores (25 doações de córneas). No mesmo período do ano passado, 50% (18 doações de córneas), sendo que a portaria GM/MS Nº 1262 de 16 de junho de 2006 preconiza 20% como valor mínimo de catação efetiva em relação ao número de casos entrevistados.
Em relação às doações de múltiplos órgãos, a portaria determina 60% de consentimento familiar à doação considerando os casos em que foi aplicada a entrevista. De janeiro a agosto de 2016, os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, registram 71% de catação de múltiplos órgãos (9 doações, duas incluindo a captação de coração). No ano passado, no mesmo período, o dado registrado foi 40% (4 doações de múltiplos órgãos).
Evento comemorativo propõe conscientização
A Comissão de Doação de Órgãos dos hospitais da Fundação Padre Albino realizará no dia 27 de setembro, a partir das 19h, no Anfiteatro Padre Albino – localizado à rua 13 de Maio, 1064, em Catanduva, o II Simpósio de Doação de Órgãos em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.
Na abertura do evento, a enfermeira responsável pela Comissão Intra-hospitalar de Transplantes, Camila Chieratto, ressaltará a importância da atuação dos profissionais da saúde no processo da doação de órgãos.
A partir das 19h30, o médico responsável pelas Unidades de Terapia Intensiva do “Emilio Carlos” e “Padre Albino” e diretor técnico do complexo hospitalar da Fundação Padre Albino, Dr. Jorge Luis dos Santos Valiatti, ministrará a palestra “Manutenção do Potencial Doador de Órgãos”.
Na sequência, diferentes profissionais discutirão o olhar multidisciplinar em relação aos cuidados com o doador.
O evento direcionado aos profissionais e estudantes da área da saúde é gratuito, porém tem vagas limitadas. Mais informações pelo telefone 3311 3000 ou 3311 3103.
Os hospitais da Fundação Padre Albino também desenvolvem campanha publicitária para o reforço da conscientização. Diferentes materiais gráficos foram produzidos com o tema “Para doar, basta você querer e sua família saber. Seja um doador e multiplique vidas”.
Informações à Imprensa – Comunicação hospitais Padre Albino/ Emílio Carlos
Fone: (17) 3311-3000 maristela@padrealbino.com.br