HOSPITAL PADRE ALBINO AVALIA O PROCESSO DE REGULAÇÃO DO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Intervenção completa um ano de implantação sem agravos à saúde da população e com resultados positivos.
O Hospital Padre Albino está com o processo de regulação do atendimento de urgência e emergência implantado integralmente para Catanduva e 18 municípios da microrregião (Ariranha, Catiguá, Embaúba, Fernando Prestes, Marapoama, Itajobi, Irapuã, Elisiário, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Sales, Santa Adélia, Tabapuã, Urupês).
Iniciada há um ano, em outubro (01/10/15), a regulação contribui para a melhoria da assistência e atenção à saúde, melhoria dos processos de atendimento e, consequentemente, para a qualidade do serviço prestado aos usuários do Pronto Socorro.
Os pacientes recebidos pelo Pronto Socorro têm as seguintes origens: Central de Regulação Estadual – CROSS, conforme o cumprimento do protocolo; Central de Regulação Municipal – realizada pelo SAMU de Catanduva; resgate/ Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícias Militar, Rodoviária, Florestal, Civil e Federal? concessionárias das rodovias federais; pacientes com história de trauma ou vítimas de violência constatada pela equipe multidisciplinar de plantão, devidamente referenciados; pacientes referenciados com intoxicação exógena e envenenamento por agente que coloque em risco a vida, além de acidente por animais peçonhentos e outros atendimentos de média e alta complexidade, sendo que os pacientes de outras cidades também são regulados pelo SAMU.
De acordo com o administrador do complexo hospitalar da Fundação Padre Albino – FPA, Rogério Bartkevicius, o processo de regulação foi gerenciado por uma equipe multidisciplinar técnica e administrativa, o que garantiu o excelente resultado. “Com a parceria com o SAMU, a partir da regulação qualificada com a classificação adequada dos riscos e das necessidades do paciente foi possível assegurar agilidade, segurança, melhoria do acolhimento e a equidade do atendimento, sem agravos à saúde do paciente”, diz.
Rogério destaca avanços importantes na qualidade assistencial e no ensino e informa que, agora, a meta é aperfeiçoar o processo implantado. “Regularmente, a Diretoria da Fundação e o comitê gestor dos hospitais realizam reuniões para discutir melhorias como essa da regulação do atendimento de urgência e emergência”, explica. Os assuntos tratados são baseados na análise dos indicadores, na avaliação do Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC e portarias preconizadas pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde, complementa o administrador.
Para Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, Presidente da Diretoria Administrativa da FPA, a ação foi amplamente planejada com responsabilidade, cuidado e profissionalismo, assim como as demais intervenções de melhorias praticadas pela Fundação. “Nós pudemos contar com o apoio de todos os envolvidos, ou seja, comunidade usuária do serviço, Diretoria Administrativa da Fundação, Diretoria Regional de Saúde – DRS XV, SAMU, médicos e colaboradores da enfermagem, administrativos e de apoio”, conta.
A partir da regularização do fluxo, o tempo de espera para o atendimento na Unidade de Urgência e Emergência tem sido muito ágil. Após a regulação, a média para o atendimento dos casos classificados como urgência (cor amarela) é 15 minutos, sendo que as emergências (cor vermelha) são atendidas imediatamente. O hospital trabalha com o Protocolo de Manchester, que classifica os casos por cores para dar prioridade clínica e média de tempo de espera. Atualmente, cerca de 2.600 pessoas são atendidas, mensalmente, no Pronto Socorro do Hospital Padre Albino.
Mensalmente, o gestor da unidade monitora indicadores para medir a eficiência do serviço prestado e avalia o cumprimento da regulação. Além disso, o hospital promoveu reformas e melhorias importantes na estrutura física.
De acordo com o Serviço de Manutenção e Obras da Fundação Padre Albino, a unidade recebeu mobiliário, pintura, bate maca e nova sinalização. Os consultórios e salas de apoio foram reformados, a iluminação foi potencializada e a recepção foi reestruturada para atender aos padrões de acesso e ambiência preconizados pela administração e Ministério da Saúde.
As salas de atendimento voltadas ao público pediátrico também foram ambientadas com motivos infantis para auxiliar no acolhimento aos "pequenos" pacientes.
As intervenções realizadas no Pronto Socorro do Hospital Padre Albino integram um planejamento de melhorias que vem sendo desenvolvido continuamente nos hospitais da Fundação Padre Albino com o objetivo de melhor acolher.
O Hospital Padre Albino agradece a todos que compreenderam e colaboraram com esse importante processo para assegurar o melhor atendimento em saúde para os usuários. “Não poderíamos deixar de agradecer aos profissionais da saúde e aos nossos clientes”, finaliza Rogério.