‘FORÇA MOTRIZ’: FUNFARME RECEBE 455 NOVOS JOVENS PROFISSIONAIS EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA, APRIMORAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
Consolidada como uma das mais importantes instituições de ensino e de serviço da Saúde do país, a Fundação Faculdade Regional de Medicina, Funfarme, recebeu, na manhã de 2 de março, 455 novos residentes de medicina, aprimorandos, aperfeiçoandos e residentes multiprofissionais de enfermagem, terapia ocupacional, assistência social, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, farmácia e nutrição. A reunião aconteceu no novo Centro de Convenções da Famerp e recebeu diretores das instituições da Fundação, HB, HCM, líderes e autoridades locais, como o assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto e docente da Fundação, Dr. Aldenis Borim (representando o secretário de Saúde, Dr. Eleuses Paiva) e Sonia Maria Olhas Gouvêa, da Delegacia Regional de Saúde, DRS XV.
Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Faculdade de Medicina, Famerp, abriu a cerimônia dando as boas-vindas aos jovens profissionais. “A Famerp recebe a todos de braços abertos. Nossa instituição é como uma família e queremos disponibilizar uma excelente qualidade de ensino, portanto, nossos docentes estão à disposição, aproveitem ao máximo a residência de vocês “.
Apresentando a pujança do complexo hospitalar do qual já fazem parte, Dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Funfarme, mostrou números da instituição e falou sobre a evolução que estes novos alunos ajudam a traçar. “Estabelecemos aqui o compromisso de fazer nossas instituições avançarem cada dia mais, como tem acontecido nos últimos 8 anos. Vocês são a força motriz da Fundação. Sejam bem-vindos”.
O total de residentes médicos, aperfeiçoandos, aprimorandos e residentes multiprofissionais pode mudar, pois há ainda algumas vagas a preencher. Em 2017, a expectativa é que Funfarme receba, além dos 270 novos médicos residentes, 54 profissionais de aprimoramento, 63 de aperfeiçoamento e 68 de residência multiprofissional.
Qualidade de ensino e fomento à educação
O Coordenador da Comissão de Residência Médica, Coreme, Dr. Emerson Quintino, ressaltou que a qualidade de ensino oferecida pela Funfarme chama a atenção de jovens médicos do país inteiro e até mesmo de outras nações. “Somos, certamente, um dos maiores programas de Residência Médica do estado de São Paulo e queremos ser um canal aberto de comunicação e troca de experiências com vocês”.
Filho de pai boliviano e mãe brasileira, o médico Daniel Borges, deixou seu país de origem, após graduar-se em medicina lá. Escolheu a nefrologia da instituição para completar sua formação “porque acredito que aqui há mais excelência no ensino médico que na Bolívia. Além disso, já tinha ouvido falar da qualidade do serviço de saúde e da infraestrutura deste complexo lá fora. Quando fiz clínica geral numa instituição da região, fui muito incentivado a vir para cá. Estou muito feliz pela escolha”.
Na área multiprofissional, os cursos de psicologia e fisioterapia, pela primeira vez na história da Funfarme, tiveram mais procura que a enfermagem. É o caso de Gabriela Antonio Fontes, aluna da Fisioterapia. “Sempre ouvi meus professores falarem bem do corpo docente daqui, da estrutura que oferece a seus profissionais e da variedade de serviços que dispõe aos seus pacientes.
Assessoria de Imprensa - FUNFARME