ESPECIALISTA NO PROGRAMA 5S VISITA CATANDUVA E PARTICIPA DE EVENTO VOLTADO AOS COLABORADORES DOS HOSPITAIS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO
Os hospitais “Emílio Carlos” e “Padre Albino”, mantidos pela Fundação Padre Albino - realizam no próximo dia 23 de outubro, às 16h, um encontro com Haroldo Ribeiro, escritor best-seller em 5S, no Anfiteatro Padre Albino, localizado à rua Treze de Maio, 1064, no Centro, em Catanduva. O evento é voltado aos colaboradores e tem o objetivo de reafirmar os sensos (utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina) já praticados pelos departamentos.
A metodologia do 5S surgiu na década de 50, no Japão, e propõe melhorias que incluem desde a organização dos setores de trabalho até a padronização dos processos. Os hospitais da Fundação Padre Albino revitalizaram a ferramenta da qualidade 5S há um ano e os resultados já podem ser percebidos. O case “5S - O Bom Senso em Ação” inscrito no pilar “Qualidade Assistencial” está entre os 50 finalistas e concorre ao prêmio “Referência da Saúde – Top Hospitalar”, concedido pela Live Healthcare, em parceria com a consultoria PwC, a partir de um estudo realizado entre as Instituições Nacionais de Saúde. A edição de 2017, conta com a participação de 66 instituições, sendo 117 cases avaliados.
A coordenação do programa 5S realiza, com periodicidade, auditorias internas com o objetivo de avaliar a prática diária dos sensos nos hospitais. Os setores com pontuação entre 90 e 100 são considerados conformes e recebem uma certificação interna do 5S. De acordo com a enfermeira responsável pelo projeto, Maria Cláudia Piccolo Barbosa, o 5S contribui para um ambiente de trabalho ainda melhor e com a otimização dos recursos disponíveis.
Normalmente, a cada 100 empresas que implantam o 5S, apenas 20% conseguem manter o programa durante três anos com os três primeiros sensos e apenas 2%, em média, com todos os sensos implantados.
Sobre o autor:
Diretor da PDCA – Consultoria em Qualidade e Consultor especializado no Japão;
Administrador de Empresas e Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Manutenção Mecânica;
Criador da “Certificação 5S”, em 1926;
Professor de pós-graduação da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial de São Paulo, desde 2003;
Engenheiro e auditor da qualidade certificado pela ASQ – Estados Unidos, desde 1991;
Criador dos maiores portais do mundo de 5S;
Autor de diversos livros (mais de um milhão de exemplares vendidos) – Obras: “5S A Base para a Qualidade Total”, “A Bíblia do 5S”, “Guia de Implantação do 5S”, “Manual do Praticante do 5S”, “Manual do Auditor do 5S”, entre outros;
Um dos primeiros examinadores do Prêmio Nacional de Qualidade.
Fonte: Fundação Padre Albino