Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 - 6º andar - São Paulo - SP

FAMÍLIA AUTORIZA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS DE JOVEM

Equipe da Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca promove captação de órgãos 

Nesta quarta-feira, 8 de novembro, a equipe da Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca concluiu o trabalho de viabilização para a captação de órgãos do paciente Raphael Alves de Carvalho, de 21 anos – devidamente autorizado pelos familiares - que teve morte cerebral em função de ferimentos causados por acidente na rodovia Cândido Portinari.

A Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca - que tem como coordenadores o médico Dr. Marcelo de Paula Lima e a enfermeira Ana Carolina Botto Paulino – atua com uma equipe multi profissional altamente especializada, que engloba profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros.

Neste caso do doador Raphael Alves de Carvalho, a Comissão de Transplantes atuou todo o tempo junto à família, oferecendo apoio humano durante o processo de identificação e notificação do óbito - e sobre os detalhes que envolvem a autorização para a doação dos órgãos – prezando pela total transparência em todas as etapas, para que os pais e demais familiares do doador ficassem livres e seguros para sua tomada de decisão, fosse ela negativa ou positiva.

Graças à consciência destes familiares, sabendo que os órgãos de seu ente querido poderiam salvar outras vidas humanas, autorizaram a doação do coração, fígado e rins – dando início à mobilização de uma grande força-tarefa para cumprir os requisitos burocráticos e proporcionar toda a organização da estrutura médica e técnica para receber as equipes de captação do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e do Hospital de São José dos Campos.

Com uma logística altamente eficiente, os médicos chegaram na manhã do dia 8/11, realizaram as cirurgias para retirada dos órgãos e retornaram prontamente às suas cidades de origem, onde os pacientes já aguardavam para serem transplantados.

O médico cirurgião cardiovascular do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Dr. Ronaldo Honorato Barros dos Santos elogiou a organização e profissionalismo da equipe da Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca, observando a importância da atuação da mesma para o sucesso da captação dos órgãos.

Dr. Ronaldo disse ainda que em meio a todo o grande trabalho e comoção, a atitude mais importante de todas é a autorização da família do doador, permitindo que outras pessoas possam continuar suas vidas por meio deste ato de amor ao próximo.

A Comissão de Transplantes da Santa Casa de Franca presta suas condolências à família do doador Raphael Alves de Carvalho, agradecendo o ato de generosidade que beneficiará outros seres humanos.

Ao Raphael e seus familiares, nossa eterna gratidão!
 

Fonte: Assessoria de Comunicação SC de Franca