INFECTOLOGISTA DA SANTA CASA DE JAHU FALA SOBRE A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA.
A vacinação contra a febre amarela tem deixado algumas pessoas preocupadas. Afinal, esta vacina pode trazer reações com sequelas graves ou mesmo provocar a morte? De acordo com a médica infectologista da Santa Casa de Jahu, Paula Urakawa, são raros os casos que levam aos casos extremos.
Os problemas são as contraindicações da vacina, como doenças que diminuem a imunidade, crianças com menos de 9 meses de idade e idosos a partir dos 60 anos. Quem tem alergia ao ovo também deve ser orientado por um médico.
A dra Paula afirma que a população não deve deixar de se imunizar, contudo é importante não omitir nenhuma informação sobre doenças ou medicações que fazem uso, quando irem ao posto de saúde.
Segundo a infectologista da Santa Casa somente a vacina fracionada, oferecida em campanhas onde há casos da febre amarela, devem ser reaplicadas a cada 8 anos. Quem recebe a vacina não fracionada precisa apenas uma dose na vida.
Os enfermeiros dos postos de saúde devem estar prontos para orientar a todos sobre as contraindicações da vacina da febre amarela.