Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 - 6º andar - São Paulo - SP

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA DA SANTA CASA DE OURINHOS É REFERÊNCIA

O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos é atualmente uma referência no Estado de São Paulo para formandos que estão na fase da especialização. A estrutura que o hospital oferece, aliado ao corpo clínico de excelência, tem levado os futuros médicos especialistas a disputar as vagas oferecidas para completar a sua formação.

Para se ter ideia, em 2017, houve um total de 60 inscritos para a prova de residência médica. Já neste ano, o número subiu para 80.

Implantado em 2012, o programa oferece as especialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia e Clínica Médica. A duração do curso é de dois anos para Cirurgia Geral e Clínica Médica e de três anos para Ortopedia, todos com a aprovação do Ministério da Educação (MEC). Por ano, são oferecidas 13 vagas.

Com o apoio da atual diretoria da Santa Casa de Ourinhos, o programa foi criado após o Corpo Clínico do hospital observar um potencial de ensino médico diante da complexidade dos casos que são referenciados ao hospital, que atende inúmeras especialidades. Além disso, a estrutura da Santa Casa e o quadro de profissionais considerados de excelência também contribuíram para a implantação da residência médica.

A residência médica proporciona inúmeras vantagens como a existência de um método de pedagogia médica, que não prejudica a atividade sanitária assistencial. Ao contrário, amplia a quantidade e assegura melhoria da qualidade do atendimento à população. Por isso, proporciona ao médico em treinamento uma excelente oportunidade de evoluir no conhecimento e preparo sob supervisão, nas mesmas condições em que trabalhará no futuro. “Esse programa aumenta o número de médicos no corpo clínico e contribui para ampliar os atendimentos à população, sem contar a melhoria e humanização do atendimento aos pacientes e a manutenção de um corpo clínico atualizado”, disse o médico coordenador dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Ourinhos, Dr. Paulo de Mello Novita Teixeira.

Outra vantagem deste tipo de programa formativo no Brasil decorre de se constituir como um sistema nacional, estruturalmente ligado às atividades médico-sanitárias de cada local. Além disso, a Residência Médica se integra com perfeição ao Sistema Nacional de Assistência e ambos tiram benefícios desta integração.

Assim, a Residência Médica vem sendo submetida a uma legislação reguladora e seu funcionamento tem sido acompanhado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Sua unidade orgânica nacional, ainda que atente para as peculiaridades regionais e locais, assegura-lhe a necessária homogeneidade e controle de qualidade em todo país. Este organismo tem desempenhado suas funções a contento, ainda que sujeito às oscilações periódicas comuns às agências estatais no sistema presidencialista.

Dr. Paulo contou que profissionais que passaram pela entidade, hoje ocupam lugar de destaque em importantes hospitais, como, por exemplo, Sírio Libanês, Albert Einsten, entre outros. “Esse programa funciona como base para uma especialização e temos vários casos de formandos que saíram daqui e estão se especializando agora em suas áreas em instituições de renome no Brasil. Posso dizer, de maneira geral, que todos que fizeram a residência médica conosco estão sendo bastante elogiados por suas posturas e qualidades médicas”, finalizou.

Trilhos Comunicação e Marketing