90% DOS ATENDIMENTOS DA UNIDADE DE ONCOLOGIA DA SANTA CASA SÃO PELO SUS
Por mês, são mais de 2 mil procedimentos e muitas vidas salvas
Atendendo pelo SUS há menos de um ano, a Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos vem desenvolvendo um trabalho importantíssimo para os pacientes de toda região, principalmente aos que precisam de assistência médica pública.
Os dados mostram que 90% dos atendimentos são feitos pelo SUS. O setor realiza consultas, cirurgias e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Com uma equipe de médicos altamente capacitada e de excelência no tratamento de diversos tipos de câncer, o hospital iniciou o atendimento oncológico há sete anos e o credenciamento pelo SUS ampliou ainda mais as atividades da instituição de saúde.
O médico radio-oncologista e diretor técnico da unidade de oncologia da Santa Casa, Dr. Norberto Souza Paes, explica que a população de 25 municípios recebe tratamento no hospital, o que representa mais de dois mil procedimentos mensais. “Em nossa região, existe uma rede de tratamento oncológico que abrange os municípios de Ourinhos, Marília e Jaú. Hoje, recebemos pacientes dos municípios que abrangem a região de Ourinhos e Assis, sem contar os de Marília, que fazem tratamento de radioterapia. Temos um teto financeiro de repasses dos Governos Federal e Estadual e estamos atendendo toda a demanda”.
O médico contou que antes do credenciamento para atendimento em Ourinhos pelo SUS, existia um fila de espera que muitas vezes ultrapassava um ano. “Essa fila acabou. Agora as pessoas que precisam de tratamento são atendidas assim que recebemos o encaminhamento, que no nosso caso deve ser feito pelo município, ou seja, os pacientes vêm das Unidades Básicas de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde”.
É importante ressaltar que alguns pacientes da região de Ourinhos ainda são atendidos em Jaú. “O Hospital Amaral Carvalho tem um teto financeiro maior, por isso, alguns casos continuam sendo encaminhados para lá. Mesmo assim, existe um grande esforço do Governo do Estado de São Paulo na questão de ajustes de verbas para que os pacientes possam realizar seus tratamentos o mais perto possível de casa”.
Números
Os números da Unidade de Oncologia revelam que o hospital está trabalhando com força total. O atendimento começa às 7 e vai até às 22 horas, sem parar.
Somente em fevereiro desse ano, foram 776 sessões de radioterapia, 417 de quimioterapia, 821 atendimentos ambulatoriais e quase 20 cirurgias. “Temos como meta oferecer tratamento humanizado, de qualidade, com procedimentos modernos e equipamentos de ponta para os pacientes com câncer. O trabalho é contínuo e temos certeza que estamos no caminho certo”, finalizou Dr. Norberto.
Fonte: Trilhos Comunicação e Marketing