Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Marília recebe recursos para completar aquisição de camas elétricas

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) internados na Santa Casa de Misericórdia de Marília contarão com mais conforto.

 

O Ministério da Saúde liberou R$ 200 mil para aquisição de 20 camas elétricas, para atualização mobiliária da Ala D, setor do hospital que conta com 43 leitos de atenção exclusiva ao paciente da rede pública. 
 

A emenda parlamentar, indicada no orçamento da União pelo deputado federal Mendes Thame (PSDB), também irá garantir a compra de uma serra cirúrgica de externo. Os recursos já foram liberados e o próximo passo será a elaboração e publicação do edital para cotação e compra dos equipamentos. O processo para aquisição é feito de forma conjunta pelo setores de engenharia clínica e captação de recursos do hospital. 
 
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reitera que o investimento do Fundo Nacional de Saúde é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital. “As instituições beneficiadas com as emendas não podem fazer redirecionamento do recurso, por exemplo, adquirindo insumos, pagando energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, reiterou.
 
Em 2013, após a reforma completa da Ala D, o setor teve 30 camas substituídas por modelos elétricos. O leito é dotado de um sistema articulado e com controle remoto, para dar ao paciente a posição mais confortável ou necessária de acordo com a indicação médica. As 20 unidades que serão adquiridas vão concluir a atualização da ala e também poderão atender outros setores de internação que recebem usuários do SUS.
 
Com a substituição gradual, alguns pacientes ainda utilizam o modelo com ajustes manuais. Foi o caso do representante comercial Anselmo Duarte Atanaka, 53 anos, morador em Paraguaçu Paulista (70 km de Marília). Ele sofreu um infarte no último dia 09 e precisou passar por uma cirurgia para implantação de ponte de safena na Santa Casa de Marília.
Na primeira noite de internação, dormiu em uma cama tradicional. Com a vacância do leito ao lado, foi transferido para a cama elétrica. “Não tem nem comparação. É muito mais confortável. Eu penso que, pela situação, a gente já fica incomodado. Ninguém gosta de ficar em hospital, mas se a cama é boa, pelo menos a gente descansa melhor”, afirma.
 
Ele conta que ficou impressionado com a eficiência, prestatividade e qualidade do atendimento pelo SUS na Santa Casa. “Para mim, foi 100%. Não tenho do que reclamar. O problema da saúde no Brasil não é nos 'hospitais grandes', quando o paciente já está numa situação grave. O problema é no atendimento básico, onde não dão atenção e a gente não tem acompanhamento correto”, avaliou.
 
A diretoria agradeceu o empenho do deputado federal Mendes Thame, bem como do diretório local da legenda, que sempre atua de forma conjunta à diretoria para sensibilizar os parlamentares da legenda e mostrar a relevância da Santa Casa para a saúde na região.
 
O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, lembrou visita do parlamentar à instituição. “Recebemos o Thame há cerca de um ano, explicamos como funciona o hospital e porque precisamos tanto destes recursos e da bancada de São Paulo na Câmara Federal. O deputado foi muito solícito e exerceu sua responsabilidade como homem público”, disse o dirigente do hospital.
 
Como instituição filantrópica, a Santa Casa é referenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em alta complexidade e média complexidade. Realiza cirurgias e procedimentos especializados nas áreas de cardiologia, ortopedia, oncologia, entre outras especialidades.
 
Em nefrologia, a Santa Casa presta atendimento diário na hemodiálise e diálise, além de transplantes renais. Conta com serviços referenciados no setor de hemodinâmica, atendendo, inclusive, as urgências e emergências cardiológicas pelo SUS mediante encaminhamento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.