Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 - 6º andar - São Paulo - SP

UNIDADE DE ONCOLOGIA DA SANTA CASA DE OURINHOS RECEBE DOAÇÃO DO GRUPO AMIGAS DO PEITO

Com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres que fizeram a mastectomia (cirurgia de remoção da mama indicada para casos de diagnóstico de câncer), o Grupo “Amigas do Peito” fez a doação de 500 próteses mamárias e almofadas de coração para a Unidade de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos.

A prótese mamária externa é uma mama artificial FEITA de espuma, que encaixa no sutiã e pode ser utilizada em diversas situações como: pacientes que estão aguardando cirurgia de reconstrução mamária ou que passaram por cirurgia e tiveram rejeição das próteses ou ainda pelas pacientes que não desejam submeter-se a cirurgias de reconstrução.

Já as almofadas de coração tem a função terapêutica e é utilizada no pós-cirúrgico. Elas servem de apoio e de descanso para os braços, garantindo mais conforto a paciente. Além disso, a peça irá auxiliar e muito na hora de dormir, pois com ela o braço ficará na posição correta, minimizando as dores musculares.

O grupo “Amigas do Peito” fez a entrega das peças ao diretor clínico da unidade e médico radioncologista, Dr. Noberto Paes e a oncologista Dra. Ana Beatriz Pioltini. As próteses e as almofadas poderão ser utilizadas pelas pacientes que realizam o tratamento no hospital ou em outras localidades.

Dr. Norberto Paes fez questão de agradecer a doação e o gesto solidário do grupo. “Trata-se de uma doação maravilhosa e muito importante feita pelo grupo que, com certeza, estimulará outras pessoas e entidades a ter este mesmo gesto em benefício dos nossos pacientes que precisam de apoio, de carinho e também de doações como produtos alimentícios para o café que servimos na nossa unidade. O apoio e a participação de todos é extremamente importante para nós”.

Wanderlea Ramos, integrante do grupo, que já superou a doença, falou da sua alegria de ajudar o próximo e disse que a prótese devolve a mulher um pouco da autoestima que o câncer tirou. “É muito gratificante depois de enfrentar essa doença ajudar outro paciente. Hoje mesmo tivemos essa experiência, pois estivemos com duas mulheres que ainda estão fazendo tratamento e pudemos dizer que vão superar esse momento. As próteses proporcionarão um carinho e o resgate da autoestima, porque não é fácil perder o seio. Essas próteses externas darão o conforto quando colocarem a roupa. Elas poderão se olhar no espelho e se sentir melhor”.

Sandra Braz, uma das idealizadoras do grupo, agradeceu as pessoas envolvidas na doação e produção das próteses. “Contamos com o apoio de várias pessoas generosas que nos ajudaram com a doação do material e até mesmo da mão de obra para confeccionar essas peças que são presentes para as mulheres”.

Atualmente, a Unidade de Oncologia realiza consultas, cirurgias e tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Com uma equipe de médicos altamente qualificada e de excelência no tratamento de diversos tipos de câncer, o hospital atende 90% dos casos pelo SUS.

Fonte: Agência Trilhos - Comunicação e Marketing