Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE PRESIDENTE PRUDENTE REALIZA ALTA RESPONSÁVEL

Na Santa Casa de Presidente Prudente a alta responsável é realizada há sete meses.  É uma experiência inovadora que busca dar orientações e amparo para pacientes e familiares na desospitalização num processo de formação de rede.

No início o projeto teve a parceria de Presidente Prudente, agora abrange outros municípios do oeste paulista. Nessa semana,  foi realizada uma reunião com representantes de Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Mirante do Parapanema e Pirapozinho. O objetivo foi explicar como funciona a alta hospitalar e alinhar a transição de cuidado.  

Quando um paciente tem previsão de alta a equipe multidisciplinar da Santa Casa avalia as necessidades de cuidados visando um retorno tranquilo para sua residência.  “Cada caso é avaliado individualmente, para os mais complexos que necessitam de um suporte de atendimento nas unidades de saúde do município é feito um comunicado oficial para a transição dos cuidados”, explica a enfermeira paliativista da Santa Casa, Carla Ribeiro. São casos de pacientes acamados que necessitam na pós-alta de curativos, sonda para alimentação, oxigênio domiciliar entre outros.   Desde a implantação oficial do monitoramento dessas altas já foram encaminhados 68 pacientes. "O que mudou é que agora temos um olhar diferente pra essas altas que são organizadas. Alinhamos de acordo com a necessidade o atendimento nas unidades de saúde do município", salientou o supervisor de qualidade da Santa Casa Leandro Rocha.  Tudo é programado para oferecer mais qualidade de vida aos pacientes e consequentemente um restabelecimento mais eficaz.

Para motivar esse trabalho em rede,  a Santa Casa realizou o 1º Fórum de Alta Responsável em Presidente Prudente. O evento teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS 11) o objetivo foi mostrar aos profissionais de saúde como funcionam esses cuidados na pós-alta hospitalar.  O fórum reuniu mais de 200 participantes.

Imagem

Fonte: Assessora de Imprensa Sta Casa Presidente Prudente