SANTA CASA DE OURINHOS INTEGRA LISTA DE 114 HOSPITAIS BRASILEIROS CONTEMPLADOS NO PROADI-SUS
A Santa Casa de Ourinhos está participando do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Albert Einstein de São Paulo. A instituição ourinhense está ente os 114 hospitais brasileiros selecionados para integrar o projeto “Melhoria do Sistema de Gestão dos Hospitais SUS”.
Para participar do PROADI-SUS, a Santa Casa de Ourinhos se inscreveu e preencheu todos os critérios que garantiram a seleção entre os 114 hospitais brasileiros.
A visita inicial diagnóstica do Hospital Albert Einstein começou na segunda-feira, 11, e seguiu até o dia 15. Junia Cordeiro, consultora do Instituto de Consultoria e Gestão do Hospital Albert Einstein, reuniu-se com diretores e colaboradores do hospital para apresentar o PROADI-SUS e também detalhou o trabalho que será realizado ao longo dos próximos seis meses, focado na gestão e na qualidade.
“Nesta primeira semana vamos fazer um diagnóstico e estabelecer com a equipe de colaboradores da Santa Casa de Ourinhos planos de ações estratégicas. Nos próximos seis meses acompanharemos esse trabalho e vamos avaliar se estas ações estão sendo eficientes e, além disso, vamos deixar recomendações para que hospital dê continuidade após esse período”, destacou Junia Cordeiro. “Esse projeto lida com a base da organização dos fluxos, dos processos e da gestão. Tendo isso com mais eficiência, conseguimos todas as outras coisas que o hospital deseja que é atender bem o paciente e ser sustentável”, completou.
O presidente da Associação da Santa Casa de Ourinhos, Celso Zanuto, ressaltou a importância de o hospital ter sido selecionado para integrar o PROADI e por receber a capacitação do Albert Einstein. “Na verdade, são poucos hospitais que integram esse programa. Fomos avaliados e selecionados, o que mostra o resultado do trabalho desenvolvido pela Santa Casa de Ourinhos. Quanto mais qualificar, treinar e saber os resultados, mais eficiente e maior o controle teremos para o hospital crescer e poder pleitear mais recursos e exigir dos governos. Além disso, é importante frisar o fato de estarmos sendo capacitados pelo Albert Einstein, um dos hospitais de maior reconhecimento no mundo pela sua excelência”.
O Administrador da Santa Casa de Ourinhos, Fernando Abreu, que teve a iniciativa de inscrever o hospital junto ao PROADI-SUS, enfatizou que a instituição está sempre interessada em participar de programas que possam trazer melhorias principalmente na questão da gestão hospitalar. “O PROADI tem um trabalho muito importante na criação de protocolos e processos dentro da área assistencial. No passado, tivemos um trabalho semelhante desenvolvido em parceria com o Hospital Samaritano, o qual participei na época como farmacêutico da Santa Casa e foi muito importante para o crescimento do hospital. Porém, acho que existiram muitas falhas no projeto, por ser novo, não tínhamos conhecimento e talvez não aproveitamos tanto como poderemos aproveitar esse com o Albert Einstein, pois já temos a experiência do projeto passado, até porque a Santa Casa hoje está muito mais evoluída em termos administrativos e de gestão”.
Para Fernando Abreu, integrar o PROADI-SUS fará com que a Santa Casa seja avaliada quanto a capacidade de desenvolver um trabalho melhor na questão administrativa, de atendimento e gestão. “Sem dúvida é importante estarmos nesse grupo dos hospitais avaliados, porque queremos saber se realmente estamos bem, conforme somos reconhecidos pelos governos estadual e federal, pelos pacientes e seus familiares e também pelos municípios, mas quero saber se o Ministério da Saúde reconhece que nós temos capacidade. Estamos no caminho certo, mas temos muita coisa a fazer para tornar a Santa Casa cada vez melhor para atendimento do SUS, de Convênios e Particular”.
O diretor do Conselho Fiscal, Vagner Breve disse que há 11 anos quando passou a integrar o grupo de voluntários da diretoria da Associação da Santa Casa, sempre sonhou com o hospital ourinhense trabalhando em parceria com o Albert Einstein. “Hoje esse sonho se tornou uma realidade. Acredito que com esse diagnóstico que o Albert Einstein fará, vamos saber o caminho que devemos seguir”.
PROADI-SUS
Desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é financiado com recursos de isenção fiscal, concedida aos hospitais filantrópicos, com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. O Programa visa promover a melhoria das condições de saúde da população.
O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS, por meio da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.
Trilhos Comunicação e Marketing