Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA RECEBE MAIS UMA VISITA INTERNACIONAL DO ROTARY

Membros do Canadá trocaram informações importantes sobre o sistema de saúde dos dois países.

A Santa Casa de Jahu recebeu na manhã de sexta-feira (10) a visita de membros do Rotary Clube do Canadá. Dois médicos (um deles norte-americano), uma farmacêutica e uma enfermeira, que estão na cidade através de intercâmbio dos membros do Rotary, foram recebidos pela diretoria, médicos e colaboradores. Após uma troca de informações a respeito dos sistemas de saúde dos dois países e sobre projetos desenvolvidos pela Santa Casa, os profissionais de saúde conheceram o Centro de Hemodiálise e as UTIs adulto e neonatal .

O Vice-provedor, Antonio Luiz Cremasco, agradeceu aos rotarianos internacionais por escolher a Santa Casa entre seus locais de visita, parabenizou o Canadá pelo ótimo índice de desenvolvimento humano, e lembrou que o Brasil é um país  que sofre as consequências de uma economia ainda desajustada. Ele destacou que o sistema público de saúde  é insuficiente para atender a demanda de pacientes que procuram por atendimento gratuito, precisando a Santa Casa de Jahu complementar os custos com recursos próprios, ficando também dependente de emendas parlamentares e doações para manter o atendimento. A Dra Anna Marie Wysynsli disse que, embora o Canadá aparente para o mundo ter um sistema de saúde eficiente, seu país cobra cada vez mais impostos e o governo, responsável pelos planos de saúde, cobre de imediato somente tratamentos de alta complexidade como cardiológico e oncológico. Os atendimentos mais corriqueiros e menos complexos, segundo ela, ficam em segundo plano e demoram até meses para serem realizados.

O médico nefrologista Dr. Marcos Colombo Barnese falou aos canadenses sobre um projeto, em parceria com o Rotary local, que busca doações para a compra de novas máquinas para o Centro de Hemodiálise. Os membros do Rotary (Terra Roxa, Centro, Leste e Norte), presentes no encontro, lembraram que todos os Rotarianos do mundo contribuem com a Fundação Rotária. Através de parcerias entre os clubes ocorre o fomento de projetos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social.

A “Team Leader” do grupo, Jennifer Schoenhals, fez uma apresentação dos representantes do Rotary District 7090 (um distrito misto entre Canadá e Estados Unidos). Muito simpáticos e alegres, Clarie Harkness, Anna Marie, Thomas Gerbasi e Jennifer, falaram um pouco de suas experiências profissionais, pessoais e agradeceram pela recepção que tiveram na Santa Casa de Jahu. Para a mesa diretora e colaboradores foi mais uma oportunidade de interagir com profissionais de saúde do primeiro mundo e um passo a mais na busca de doadores que possam investir em projetos do hospital em benefício da saúde da região.  

Imagem