SANTA CASA DE OURINHOS REALIZA ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos e ao Dia de Combate à Infecção Hospitalar, celebrados nos dias 5 e 15 de maio respectivamente, a Santa Casa de Ourinhos promoveu ações internas de conscientização e informações junto aos colaboradores. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
A primeira ação aconteceu na semana do dia 05 de maio. Uma empresa que fornece o álcool em gel para a Santa Casa em conjunto com o SCIH, realizou visitas em diversos setores do hospital com o objetivo de orientar os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre o procedimento correto de higienizar as mãos com o produto.
Já no dia 15, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em parceria com o curso de Enfermagem da Unifio, promoveu uma atividade lúdica com colaboradores e pacientes. Todos eram convidados a colocar a mão dentro da caixa de luz. A prática revelou se a higienização das mãos estava sendo efetiva.
Além disso, um banner informativo mostrou também os cinco momentos necessários de higienização dentro do ambiente hospitalar que acontecem: antes de contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após a exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com o ambiente próximo ao paciente.
De acordo com a Enfermeira Supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Irene Ribeiro Jarduli, a Santa Casa de Ourinhos tem um realizado um trabalho de conscientização sobre a importância de ter as mãos higienizadas no ambiente hospitalar. “O Serviço de Controle Hospitalar visita todos os setores com a equipe multiprofissional onde são feitas orientações sobre a necessidade da higienização porque a segurança do paciente depende deste cuidado”.
O supervisor de estágios da Unifio, o enfermeiro André Luíz Augusto Moreira, destacou a importância do trabalho realizado pelo hospital em parceria com a universidade. “A Unifio sempre que possível participa e promove eventos junto com a Santa Casa de Ourinhos com o objetivo de disseminar o conhecimento e, nesse caso, conscientizar as pessoas sobre a importância da higienização das mãos”.
As ações desenvolvidas pela Santa Casa teve o objetivo de prevenir e minimizar o risco de contágio de doenças dentro do hospital. A campanha tem como base as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Segundo elas, é importante que o profissional higienize adequadamente as mãos, antes e após tocar o paciente e também antes de realizar qualquer procedimento, para evitar a transmissão de microorganismos que podem causar infecções.
Fonte: Trilhos Comunicação e Marketing