SANTA CASA DE DRACENA REALIZA PRIMEIRA CIRURGIA BARIÁTRICA
Na manhã deste sábado (31/08/2019) foi realizada a primeira cirurgia bariátrica - gastroplastia na SANTA CASA DE DRACENA.
A intervenção cirúrgica por Videolaparoscopia foi protagonizada pelos médicos cirurgiões especialistas doutor José Roberto Teixeira Júnior, doutor João Paulo Senerini e bem como o doutor Mário Flamini Júnior, com sucesso. Importa igualmente citar os relevantes ofícios do médico anestesista doutor Paulo Celso Osaki que fez parte do ato com a competência que lhe é peculiar.
Presente também a instrumentadora Jaqueline Charalli. Portanto, a soma de esforços de diversos atores, cada qual a seu modo contribuiu para o sucesso do procedimento.
Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica e metabólica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado, e também o controle das comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados), apnéia do sono, dificuldade de locomoção, depressão, entre outras. O objetivo principal do tratamento cirúrgico para obesidade, é de restabelecer a saúde do paciente, retorno às atividades não sendo apenas um procedimento estético.
Trata-se de momento histórico para Santa Casa de Dracena, Corpo Médico, dos colaboradores e para população. Para demonstrar contentamento e satisfação, o provedor senhor Altamir Alves dos Santos, em nome da Santa Casa, cumprimenta todos os atores envolvidos na inauguração desta nova especialidade.
A grande preocupação da Administração, do Corpo Médico, dos técnicos envolvidos, do Corpo de Enfermagem, enfim, de todos os colaboradores, sempre foi o da inovação, na busca incessante de trazer para dentro da Santa Casa de Dracena as novas técnicas e a renovação do complexo hospitalar, quando a alguns dias atrás ficou disponibilizado o ambulatório de oncologia, vendo a renovação do banco de sangue e da hemodiálise, sem dúvida alguma a realização de cirurgia bariátrica é uma conquista que merece comemoração.