PROSSEGUE SETEMBRO AMARELO NA SANTA CASA
A Santa Casa de Jahu, sempre comprometida com a saúde da população, está promovendo uma série de palestras nesta segunda quinzena de setembro, falando sobre as questões ligadas ao suicídio. Mais três palestras vão ser realizadas nesta semana no Espaço Cultural. O evento, dirigido aos colaboradores do hospital, conta com a participação de especialistas nas áreas de psiquiatria, psicologia e enfermagem.
Nesta terça e quarta-feira vão ser abordados os temas "Subsídios Emocionais a Prevenção ao Suicídio" e "Depressão e Suicídio".
A psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Vivian Irusta, entende que a prevenção ao suicídio é fundamental. A médica da Santa Casa afirma que o número de casos no país é elevado e que Jaú também atende casos de pessoas com esse perfil. “É um problema de saúde pública, algo que tem que ser enfrentado de uma forma muito pontual, tanto pelo poder público quanto por todos nós”, afirma. A médica destaca que é um profissional da saúde quem vai cuidar desses casos. Contudo cabe a todos observar sinais de alerta de sofrimento emocional ou mental nas pessoas mais próximas e sugerir um encaminhamento adequado. A Dra. Vivian ratifica a importância dos colaboradores da Santa Casa estarem bem informados a respeito do assunto.
O movimento mundial Setembro Amarelo atua para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio. Só no Brasil essa prática leva à morte uma pessoa a cada 46 minutos, em média, razão suficiente para que o problema seja abordado e difundido. Confira no anexo os dias e horários das quatro palestras.
Psiquiatra prioriza prevenção ao suicídio