SANTA CASA DE FRANCA REALIZA 3º SIMPÓSIO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
A Santa Casa de Franca realizou neste dia 26 de setembro, quinta-feira, no anfiteatro do próprio hospital, o 3º Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. A data foi especialmente escolhida por ocasião do "Setembro Verde" - sendo o dia 27, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos.
O evento teve como público-alvo Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Acadêmicos e Técnicos nas áreas de Saúde, Assistência Social e Direito, com abordagens dos palestrantes de áreas médicas, técnicas, enfermagem e jurídica. A equipe da CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplantes) da Santa Casa de Franca convidou palestrantes que levaram mais conhecimentos acerca da Doação de Órgãos e desmistificarma tabus e conceitos errôneos que permeiam o tema – melhorando assim a atuação dos profissionais, ampliando as possibilidades de captação de órgãos e, principalmente, mostrando à população a importância de informar os familiares sobre o desejo pessoal de ser um doador de órgãos, pois quando constatada a morte encefálica é a família que autoriza a doação.
O advogado e responsável pela área jurídica do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, Dr. Alan Riboli Costa e Silva, em sua palestra sobre “Aspectos Legais e Éticos da Doação de Órgãos no Brasil”, citou projeto de lei que, futuramente, propõe alterações no que diz respeito à autorização, podendo considerar toda e qualquer pessoa um doador – exceto se a mesma manifestar o contrário em documento.
Também realizaram palestras:
. Dra. Thaísa Mourão, médica neurologista da Santa Casa de Franca, abordando o tema “Diagnóstico de Morte Encefálica: O que mudou?”;
. Dra. Cláudia Wolf, Diretora Técnica da Central Regional de Transplantes de Ribeirão Preto/SP, discorrendo sobre a “Estrutura do Sistema Nacional de Transplantes e o papel da Central Regional na Distribuição do Órgãos”;
. Enfermeira Jéssica Monique Bellini da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP – abordando o tema “A atuação do Enfermeiro no Processo de Doação de Órgãos e Tecidos – e como preparar o Centro Cirúrgico para a Captação dos Órgãos”.
Após o término das palestras houve uma mesa redonda, da qual participaram todos os presentes, interagindo com perguntas aos palestrantes, fazendo um momento de produção de conhecimentos.
Encerrado o evento, os participantes reuniram-se para um café de confraternização.
Palestrantes de diversas áreas técnicas fizeram ampla abordagem sobre doação, captação e transplantes de órgãos