Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Kátia Santana avalia Congresso da Fehosp
19/05/2014

Superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Marília, coordenadora científica do evento, destaca
Em busca do aprimoramento na gestão hospitalar, mais de 400 provedores, diretores e administradores hospitalares participaram o 23º Congresso da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), realizado no Guarujá, litoral paulista. O encontro ampliou a compreensão de temas como contratualização com o SUS (Sistema Único de Saúde), governança, Pró-SUS e filantropia. A superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Kátia Ferraz Santana, atuou pelo terceiro ano consecutivo como coordenadora científica do evento.
 
Kátia explica que a contratualização (pacto entre o sistema de saúde e os hospitais filantrópicos) tem recebido incentivos, porém ainda há uma preocupação com a garantia destes recursos. “O ideal é que essa valorização não seja feita com ações pontuais, apenas num momento de protesto das instituições, como ocorreu no ano passado. Queremos que passe a ser uma política de Estado, de forma que as instituições não sejam atingidas com mudanças no governo”, disse.
 
Em relação à governança, um conceito que na prática significa “organização administrativa dos hospitais”, a superintendente destacou que é cada vez mais urgente que as instituições façam as adequações no modelo de gestão, visando maior controle social e eficiência. Na Santa Casa de Marília, por exemplo, já funciona o Conselho de Administração, um órgão consultivo e deliberativo que atua na eleição da mesa diretora e conta com membros da comunidade em sua composição.
 
O congresso da Fehosp aconteceu entre os dias 06 e 09 deste mês e colocou os administradores de entidades em contato com nomes de destaque, como o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Apresentou ainda palestras qualificadas, como a do jornalista Milton Neves. Os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com representantes do Ministério da Saúde, conheceram experiências de grandes hospitais com gestores que promoveram salto tecnológico e aprimoramento administrativo. “Mais uma vez, podemos dizer que foi um sucesso. Esse ano, menos marcado pelos protestos do nosso setor, após as respostas do governo às reivindicações da campanha ‘Tabela SUS: reajuste já’. O congresso de 2014 foi mais voltado ao conhecimento”, sintetizou a coordenadora científica.
 
O Dr. Valdeir Fagundes Queiroz, diretor clínico e presidente da COREME – Comissão de Residência Médica  da Santa Casa participou como debatedor, na mesa que abordou as relações e expectativas de provedores, diretores técnicos, administrativos e superintendentes de hospitais filantrópicos. 
 
A comitiva da Santa Casa de Marília inclui ainda o 2º vice-provedor, Luiz Antônio Orlando; o 1º secretário, Wilson Passador, o diretor administrativo, Sérgio Stopato Arruda; o diretor clínico,; a coordenadora de captação e convênio, Márcia Freitas, e a secretária executiva, Erica Legutcke.

Fonte: Santa Casa de Marília