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IBCC COMEMORA CERTIFICAÇÃO ONA NÍVEL II
12/08/2016

O IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, localizado em São Paulo (SP), além de ser um hospital de referência no diagnóstico e tratamento da oncologia, no mês de maio passou a fazer parte da lista de hospitais brasileiros que prestam serviços com certificação de qualidade após conquistar o selo “Acreditado Pleno” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), Nível II. Hoje no Brasil, apenas 3,8% dos mais de seis mil hospitais recebem essa certificação, o que leva o IBCC a fazer parte de um grupo seleto de instituições.

Além de cumprir todas as exigências do Nível I, obtido em 2014, após o trabalho contínuo de todos os setores, empenho dos colaboradores e apoio da diretoria, o IBCC adquiriu a certificação Nível II, focado na gestão integrada dos processos e gerenciamento da causa de riscos que visa, de forma crescente e contínua, a melhoria no atendimento e a segurança do paciente.

No Brasil e no mundo erros médicos e das equipes multidisciplinares podem acontecer por diversos motivos: excesso de carga de trabalho, falta de capacitação, trabalho mecânico, ausência de organização e planejamento nos processos de cada setor e outros que podem influenciar. “Somos humanos e todos estamos sujeito ao erro, mas se há como evitar, uma vez que estamos cientes dos processos e realizamos os devidos apontamentos, podemos gerenciar a falha, saber a causa e ter contingências”, explica a chefe do Departamento de Qualidade, Joyce Romanelli.

Um hospital com selo de Acreditação consegue se destacar no mercado com outras qualificações adquiridas como: ambiente mais seguro para o paciente; processo de identificação realizados adequadamente e equipes qualificadas, treinadas e motivadas. “A busca agora é que os processos e protocolos estejam bem desenhados, implantados e analisados continuamente e não podemos deixar de estimular a integração estabelecendo planos de ação e melhorias para que os requisitos do nível II sejam mantidos”, enfatiza a chefe da qualidade do IBCC.

“É importante a instituição estar focada neste ciclo de aprimoramento dos processos, além de trazer benefícios a nós colaboradores e ser valorizado no mercado que atua, é o paciente o maior beneficiário desta conquista e para nós é uma satisfação trabalhar em prol dele”, comentou a enfermeira do Departamento de Gerenciamento de Risco, Viviane Zan Soares.

A soma de experiências, o amadurecimento constante de toda instituição e os resultados positivos para os usuários desde que foi certificado pela ONA impulsiona o IBCC a querer mais e com a ajuda dos seus colaboradores agora vão em busca da certificação em Nível 3, como Hospital Acreditado com Excelência em Gestão. É uma etapa em que todos os outros processos já acontecem de forma sistemática e quando o ciclo pede melhorias contínuas, com o objetivo de oferecer sempre um serviço de qualidade.

“Quando se trata de saúde, obter a certificação de qualidade torna-se prioridade para uma instituição que tem como premissa cuidar da vida e colocar-se à serviço da saúde do paciente. Com toda certeza o IBCC sempre estará em busca de aprimorar para oferecer o melhor serviço aos usuários e o resultado do trabalho em equipe foi a Certificação em nível II”, destaca o diretor geral do IBCC, Domingos Sávio Alves de Faria.


Fonte: Revista Hospitais Brasil