Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE JUNDIAÍ REALIZA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE O AEDES AEGYPTI
19/08/2016

Nesta quarta-feira (17) o Hospital Universitário de Jundiaí (SP), em parceria com alunos do curso de Enfermagem do Anchieta e apoio da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jundiaí, realizou atividade educativa de conscientização a respeito do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika. A ação era voltada para crianças e adultos e ocorreu na recepção do hospital. Contou com exposição, passatempo para crianças e distribuição de material didático para prevenção da proliferação do mosquito e sintomas das doenças causadas pelo inseto.

Para as crianças, foram elaboradas atividades lúdicas para diversas faixas etárias, que incluíram pintura e raciocínio lógico, para abranger todas as idades. Tudo relacionado às formas de transmissão e proliferação do Aedes aegypti. Houve também uma exposição, que mostrou de forma detalhada o ciclo evolutivo do mosquito, desde os ovos, passando pela larva, pupa até chegar à fase alado (mosquito). “A atividade atraiu principalmente as crianças, que são excelentes fontes de multiplicação de informação dentro da família”, explica Maria Manoela Duarte Rodrigues, enfermeira responsável pela ação.

De acordo com Nilva de Moraes, que cursa o 8º semestre de Enfermagem, e que participa do projeto, as crianças aprendem com mais facilidade. “Nosso trabalho visa entender o quê eles já sabem e o quanto estão a par do problema. Temos nos surpreendido, sabem bastante. Desde cedo é importante ter conhecimento”, ressalta.

Maria Manoela explica que a atividade também contou com uma pesquisa, que objetiva saber qual é o nível de conhecimento da população a respeito do vírus Zika e seu mosquito transmissor. A meta era realizar a pesquisa com 100 pessoas nesta quarta-feira. Depois os dados serão analisados e melhorias possíveis devem ser implantadas para melhor conscientização da população.

De acordo com Maria Manoela, o intuito é realizar uma vez por mês uma atividade educativa. A próxima deve ocorrer em setembro.


Fonte: Revista Hospitais Brasil