Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FUNFARME RECEBE PRÊMIO ‘AMIGO DO MEIO AMBIENTE’ COM PROJETO DE TROCA DE 16.000 LÂMPADAS
20/09/2016

A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (SP) se classificou entre as 15 melhores instituições no Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2016”, concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que compõem o SUS em âmbito nacional e se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.

Esta é a terceira vez que a Funfarme recebe prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, as outras ocasiões foram em 2009 e 2011. Neste ano, foram inscritos 112 projetos de 11 Estados brasileiros e o evento de premiação ocorreu na última quarta-feira (14), no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (SP), durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis.

A Funfarme recebeu o prêmio pelo projeto “Eficiência Energética”, no qual, em parceria com a CPFL, foram substituídas 16.042 lâmpadas fluorescentes por LEDs no complexo hospitalar da Fundação. A troca de lâmpadas resultou em benefícios para o meio ambiente e gera economia de energia e financeira, revertidas em benefícios para a instituição e para os mais de dois milhões de habitantes dos 102 municípios atendidos por ela.

“Reduzimos em cerca de 841 mil megawatts/hora (MWh) o consumo de energia por ano, uma economia de 5.65% do consumo total da fundação”, afirmou o engenheiro eletricista da Funfarme, Abílio Martins. Estes 841 MWh são suficientes para abastecer cerca de 350 residências com consumo mensal de 200 KWh (quilowatts/hora) durante 12 meses.

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas, a condecoração, denominada “Amigo do Meio Ambiente 2016”, visa estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde do SUS a desenvolverem, em seus locais de trabalho, uma cultura de preservação ambiental, adotando soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis.

Para o engenheiro clínico e de infraestrutura da Fundação, Rodrigo Plazas, a premiação é importante porque estimula profissionais e dirigentes a desenvolverem uma cultura de preservação ambiental, adotando soluções práticas e efetivas, como as da Funfarme. “A tecnologia LED possui comprovante de maior durabilidade e, consequentemente, reduz mão de obra em geral de manutenção e a troca de lâmpadas queimadas” afirmou o engenheiro.

Unidades de saúde ganhadoras do prêmio “Amigo do Meio Ambiente” 2016:

·         AME Santo André

·         Associação Congregação de Santa Catarina

·         Associação Saúde da Família

·         Faculdade de Medicina, Instituto de Medicina Tropical e Serviço de Verificação de Óbito da Capital da Universidade de São Paulo

·         Fundação do ABC e a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus

·         Hospital de Base de São José do Rio Preto

·         Hospital e Maternidade Celso Pierro

·         Hospital Estadual de Diadema

·         Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

·         Hospital Municipal Vereador José Storopolli

·         Hospital Regional do Baixo Amazonas

·         Hospital Regional do Cariri

·         Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba

·         Instituto Butantan

·         Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo


Fonte: Revista Hospitais Brasil