Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL AMARAL CARVALHO APOIA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL
20/09/2016

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) lançou a campanha Setembro Dourado de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce da doença. O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (SP), referência em oncologia e transplantes de medula óssea, apoia a iniciativa que promove a saúde infantil.

Apesar de ser a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes (de 1 a 19 anos) o câncer tem altas chances de cura se detectado logo no início, com índice de aproximadamente 75% de sucesso no tratamento em centros especializados.

O Amaral Carvalho realiza anualmente mais de 13 mil atendimentos na ala pediátrica: foram cerca 2.700 na quimioterapia, 800 cirurgias, mil internações e mais de 70 mil exames de imagem e laboratoriais em 2015.

Responsável pelo ambulatório e unidade de internação da Pediatria, a oncopediatra Claudia de Oliveira explica que a humanização é o diferencial do serviço que tem equipe multiprofissional e segue protocolos nacionais e internacionais com os melhores resultados. “O problema é que ainda recebemos pacientes com a doença em estágio avançado”.

A médica ressalta que a campanha é também um importante alerta aos profissionais da saúde. “Não existe prevenção para os tumores pediátricos, por exemplo. Então, esses funcionários devem estar treinados para detectar os sinais que podem levar ao diagnóstico precoce”.

Desde o ano passado, a Casa Ronald McDonald Jahu – que acolhe crianças e adolescentes de todo o País que estão em tratamento de câncer – em parceria com o Hospital Amaral Carvalho promove na cidade e região o Programa Diagnóstico Precoce, do Instituto Ronald McDonald, para capacitar funcionários da rede básica de saúde. Mais de 300 participaram até o primeiro semestre deste ano. “O objetivo é treinar as equipes para que encaminhem os pacientes precocemente aos centros de referência e estruturar uma rede oncológica pediátrica como a que existe hoje para os adultos”, comenta.

Na Pediatria do Hospital Amaral Carvalho, além de terem por direito um dos pais ou responsável acompanhando o tratamento de perto, os pacientes internados não precisam perder o ano letivo, pois podem dar continuidade aos estudos na própria instituição, com a Classe Hospitalar. São desenvolvidas também atividades que estimulam a interação e entretenimento das crianças, como festas, shows de mágica, visitas dos voluntários Remédicos do Riso e apresentações teatrais, visando o bem-estar dos usuários.

O serviço tem ambulatório com dois consultórios e enfermaria com cinco leitos de isolamento e sete quartos com três leitos cada. Os pacientes contam ainda com acolhimento da Casa Ronald McDonald Jahu, onde ficam hospedados gratuitamente quando não há necessidade de internação.

 

 


Fonte: Revista Hospitais Brasil