Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

24º Congresso da Fehosp chega ao fim com o lançamento do movimento nacional do setor
15/05/2015

O encerramento do 24º Congresso da Fehosp reuniu no palco o secretário de Estado da Saúde, David Uip, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Assembleia Legislativa, Itamar Borges, o prefeito municipal de Campinas, Jonas Donizette, a deputada estadual Célia Leão, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, a coordenadora geral do evento, Zélia Therezinha Lopes Mimessi, a coordenadora científica, Kátia Ferraz Santana, e o presidente da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, Julio Dornelles representando a CMB.
 
Na oportunidade, foi realizado o lançamento do movimento nacional “Acesso à Saúde – Meu direito é um dever do Governo”, organizado pela CMB e apoiado pelas 17 federações estaduais. Entre os objetivos estão: tornar pública e discutir com a sociedade a realidade do setor; esclarecer os efeitos do processo gradativo da falência da rede sem fins lucrativos voltadas ao SUS; buscar a sobrevivência das instituições filantrópicas, com base no equilíbrio econômico e financeiro e qualidade dos serviços prestados.
 
O movimento envolve três etapas, começando na fase municipal no dia 29 de junho, passando pela etapa estadual no dia 13 de julho e por fim, a ação nacional, agendada para o dia 04 de agosto em Brasília, no Congresso Nacional, com uma programação especial e uma pauta definida por dois itens como pré-requisito para o acesso à saúde: garantir o custeio e resolver as dívidas.
 
Durante a cerimônia também foi feito o relançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo deputado Itamar Borges. 
 
Zélia Therezinha Lopes Mimessi passou o cargo de coordenadora geral do Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares do Estado de São Paulo para o diretor da Fehosp, João Orlando Pavão, que já é o responsável pela 25ª edição. Já Kátia Ferraz Santana passou o cargo de coordenadora científica do evento para Antonio Azevedo.
 
Edson Rogatti encerrou a mesa, agradecendo a presença das autoridades, congressistas, palestrantes e patrocinadores. Ainda convocou a todos a participarem ativamente do movimento nacional “Acesso à Saúde – Meu direito é um dever do Governo”.