Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL DAS CÍNICAS DA FMUSP PROMOVE CAMPANHA NO DIA DO DOADOR DE ÓRGÃOS PARA INCENTIVAR DOAÇÃO
26/09/2016

O Hospital das Cínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) lança campanha para incentivar a doação de órgãos. No dia 27 de setembro, Dia do Doador de Órgãos e Tecidos, pacientes na lista de espera de um transplante e transplantados de fígado irão distribuir material educativo para maior conscientização do público.

Médicos assistentes e residentes também irão esclarecer dúvidas sobre a importância da doação para a sobrevida de doentes que dependem de transplantes.

A ação acontecerá, das 9h às 16h, em frente ao Prédio dos Ambulatórios, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à Estação do Metrô Clínicas. São parceiros da campanha a OPO – Organização e Procura de Órgãos do HC e a ONG Via Transplante.

A iniciativa é da Divisão de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo e da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HC-FMUSP, em parceria com a OPO – Organização e Procura de Órgãos do HC e ONG Viva Transplante.

Em 2015, o Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP realizou 511 transplantes, sendo 195 de rim, 120 de medula óssea, 96 de fígado, 93 de córnea e sete de pâncreas.

No entanto, o número de pacientes na lista de espera é grande. Em São Paulo, por exemplo, quase metade dos pacientes que precisam de um transplante de fígado morre durante a espera pelo órgão.

Para ser doador não é necessário deixar documento por escrito. Basta autorização dos familiares, após o diagnóstico de morte encefálica. A escolha do receptor depende da ordem na fila de espera e de exames de compatibilidade com o doador.


Fonte: Revista Hospitais Brasil