Santa Casa de São José dos Campos debate fissura labiopalatal
26/01/2015
A Fissura Labiopalatal é uma das anomalias craniofaciais mais frequentes, ocorrendo em uma a cada mil crianças nascidas no mundo. No Brasil, a incidência é ainda maior, já que uma em cada 650 crianças é portadora de fissura do lábio e/ou palato, que podem ser causadas por diversos fatores, entre eles o uso de medicamentos, drogas e também questões genéticas.
Na última semana, a Santa Casa de São José dos Campos incentivou um debate sobre o tema e realizou no auditório da instituição a palestra “Fissura Labiopalatal”, da fonoaudióloga Vivian Rodrigues Maranho, da Associação de Apoio aos Fissurados LábioPalatais (AAFLAP), no dia 19 de janeiro. Leia mais em http://goo.gl/M5BVNj
Vivian falou sobre a etiologia, as etapas cirúrgicas e terapêuticas, as principais síndromes associadas, os principais cuidados com a criança com fissura lábio palatina e também sobre a associação.
Na palestra estavam presentes diversos colaboradores do hospital, entre eles fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que receberam algumas orientações sobre o tratamento e procedimento quando uma criança nasce no hospital com a anomalia.
Também no dia 19 de janeiro, o tema foi destaque no programa Falando Nisso, da TV Band Vale, que contou com a participação da fonoaudióloga da Santa Casa de São José dos Campos, Barbara Rosa, falando sobre o problema e respondendo ao vivo às perguntas dos telespectadores.
*Informações Santa Casa de São José dos Campos
*Informações Santa Casa de São José dos Campos