Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ÁREA HOSPITALAR ADERE À TECNOLOGIA DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL
09/12/2016

Depois de conquistar terreno em setores como contábil e advocatício, a certificação digital passa a avançar também no setor de saúde, junto a médicos, corpo clínico, laboratórios e instituições do segmento. Muito disso pela crescente percepção junto aos agentes do ramo das facilidades, bem como da racionalização do consumo de insumos e do nível de segurança proporcionado pela ferramenta no universo virtual. É cada vez mais comum, médicos atuarem em mais de um hospital e consultório. Com a certificação, os profissionais conseguem otimizar seu tempo, dar maior celeridade em seus processos e trafegar documentos como prontuários eletrônicos de pacientes, receitas médicas e laudos de exames de forma digital e mobile, sem que haja necessidade de deslocamentos. Tudo de forma legal, com o mesmo respaldo jurídico de uma assinatura feita de próprio punho. “A certificação digital garante ao paciente que foi um profissional habilitado quem realizou o seu procedimento; ao médico que somente ele pode agir em seu próprio nome; e ao hospital que os profissionais certos é que estão realizando os procedimentos como devem ser feitos, devidamente registrados no sistema”, explica Michel Medeiros, CEO da Soluti, empresa especializada em segurança digital que mais cresce no Brasil.

É de olho no potencial deste mercado que a Soluti firma parceria com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e a Associação Paulista de Medicina (APM) para fornecer certificação digital aos profissionais da área de saúde, que poderão usar a plataforma multidispositivos de assinatura digital no modelo serviço Certillion Vault para assinatura digital de documentos. “O Certillion Vault é uma solução inovadora, facilmente integrada aos sistemas de gestão hospitalares. Inclusive, já está disponível no programa Tasy, uma plataforma moderna e flexível, utilizada por grande parte das instituições de saúde. Com ele, qualquer rede hospitalar consegue se plugar e ter acesso às assinaturas dos profissionais do seu corpo clínico, de modo que o médico não precisa mais ter um certificado digital para cada hospital credenciado”, afirma Vinícius Sousa, presidente do conselho administrativo da Soluti.

A Solução faz a custódia dos Certificados Digitais em HSMs de altíssima segurança e disponibilidade para uma oferta de Assinatura como Serviço em Nuvem. Seu uso também pode ser feito pela equipe de enfermagem e gestores hospitalares. ”O Certillion Vault é o único sistema mobile que permite visualizar no próprio celular os arquivos a serem assinados digitalmente”, completa Medeiros.

Entre as vantagens proporcionadas pela solução, destacam-se as seguintes abaixo:

Para pacientes: 

1.  Atendimento mais ágil e qualificado: menos burocracia e tempo tomado com o preenchimento de formulários, que passam a ser feitos diretamente pelo médico no próprio sistema, na maioria das vezes com uma interface que por si só já permite um tempo bem menor de preenchimento do que os formulários. Com a informação sendo feita toda digitalmente, a assinatura digital é realizada também diretamente no sistema, eliminando a necessidade de documentos físicos.

2. Os laudos e prescrições médicas ficam mais céleres: é comum que os laudos sejam ditados pelos médicos e que suas respectivas secretárias digitem, imprimam e repassem aos médicos para revisar e posteriormente assinar e carimbar os mesmos. Com o Certillion Vault, o próprio médico pode já digitar dentro do sistema as informações do laudo, assiná-lo na hora e já disponibilizá-lo, tornando mais rápido, inclusive o envio do resultado para o paciente.

Para os médicos e profissionais da saúde: 

1.  Utilização segura dos Prontuários Eletrônicos dos Pacientes (PEP)

2.  A assinatura digital pode ser feita pelo computador, celular ou tablet

3.  Validade jurídica das assinaturas

Para os hospitais: 

1.  Redução significativa de fraudes e custos, como o papel

2.  Centralização dos Certificados Digitais de todo corpo clínico em uma única plataforma: o Certificado Digital fica em um cofre na nuvem, com uma integração simples, o que proporciona uma experiência de uso muito tranquila, pois não há necessidade de encaixar nada no computador, guardar e cuidar bem de tokens ou cartões.

Prescrições Eletrônicas: Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 50% dos medicamentos que circulam no mundo foram receitados, vendidos ou preparados de forma inadequada. Uma série de ações estão sendo desenvolvidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) com empresas parceiras, tendo em vista orientar e alertar sobre os perigos provocados por tratamentos feitos de forma irregular. Entre eles, a criação do Movimento pela Segurança do Paciente e o desenvolvimento da plataforma inovadora “Eu Prescrevo”, em conjunto com a Sollis, empresa de tecnologia voltada para a área de saúde; e a Soluti, responsável pelo certificado digital Certillion Vault, que viabiliza seu funcionamento.

A ferramenta permite que a receita prescrita pelo médico ao paciente siga de forma eletrônica para a farmácia. O paciente recebe o código da receita no seu celular e só precisa ir ao estabelecimento solicitar, retirar e pagar o remédio, evitando assim uso de papel e principalmente mitigar casos de erros médicos. Para que todo esse sistema funcione de forma segura, é preciso que haja um certificado digital por trás que garanta a legitimidade da assinatura eletrônica do médico, comprove que foi ele quem fez a receita, que a compra é para o paciente determinado e que foi aquela farmácia que recebeu o documento. É justamente aí que a Soluti, por meio do Certillion Vault, aparece. Além da agilidade, o sistema também é 100% seguro, na medida em que conta com a tecnologia de criptografia que inibe qualquer tentativa de fraude ou ataque hacker capaz de alterar informações no documento.


Fonte: Revista Hospitais Brasil