Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MINISTÉRIO ESTUDA NOVOS MODELOS DE REMUNERAÇÃO PARA A SAÚDE
09/12/2016

O Conselho de Administração da CMB recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Atenção Saúde (SAS/MS), Francisco de Assis Figueiredo, para um almoço, em Brasília. Na oportunidade, a Confederação agradeceu o apoio do governo ao Setor, mas também ressaltou a necessidade de planejar uma solução para o financiamento da Média e Alta Complexidade.

O ministro Ricardo Barros agradeceu o convite, enaltecendo as santas casas e hospitais sem fins lucrativos como bons parceiros do SUS e complementares na assistência à população. Barros reconheceu a necessidade em repensar o financiamento da Saúde. 'Estamos levantando dados para construir uma rede de informação e, assim, propor novos modelos de remuneração. Estamos descobrindo que os recursos da Saúde eram muito mal aplicados, mas estamos animados com os resultados que podemos produzir', disse o ministro. 

Quanto à crise financeira e econômica do País, Barros afirmou que a situação ainda vai demorar para melhorar. De acordo com ele, a expectativa é de que a arrecadação não volte ao seu patamar normal no próximo ano e, portanto, é preciso estar preparado. 'Preparem-se para a inadimplência. Essa preparação pode poupá-los de surpresas', disse o ministro, explicando, ainda, que o Ministério da Saúde está revisando todos os processos em tramitação na pasta e, a partir do cruzamento de informações, vão credenciar novos serviços que já estão sendo realizados, mas que ainda não estão recebendo por eles. [Leia a matéria completa]

Conselhos da CMB
Os Conselhos Consultivo e de Administração da CMB estiveram reunidos nos últimos dias 06 e 07, encerrando as atividades com a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Dentre os assuntos debatidos, houve intensa discussão sobre a Portaria GM/MS 2.567/2016, que dispõe sobre a participação complementar da iniciativa privada na execução de ações e serviços de saúde e o credenciamento de prestadores de serviços de saúde no SUS. A norma, que afeta os hospitais, está sendo analisada pela CMB, que deve ter uma reunião com o Ministério ainda este mês para discutir o tema, conforme ficou acordado durante o almoço da CMB, que contou com a presença do ministro Ricardo Barros e do secretário Francisco Figueiredo. A CMB também vem discutindo com o Ministério o prazo para o atendimento dos requisitos da Portaria que trata da Contratualização e da adaptação da PNHOSP à realidade do Setor. As preocupações em relação aos impactos das Portarias foram apresentadas pela Assessoria Jurídica e pela presidência da CMB ao ministro.

Os conselheiros e a AGO aprovaram, ainda, o planejamento estratégico do período 2017-2019, e o orçamento da CMB para 2017. [Leia a matéria completa]


Fonte: CMB