Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

AACD ENTREGA PRIMEIRO CÃO ASSISTÊNCIA
17/02/2017

Nesta segunda-feira (13), foi realizada a entrega do primeiro cão de assistência do Projeto Genocão – pesquisa realizada pela AACD, em parceria com a USP, com o financiamento do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania).

A solenidade contou com a presença da pesquisadora responsável Profa. Dra. Mayana Zatz, da vice-presidente da AACD, Maria do Carmo Abreu Sodre Mineiro, do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa. Estiveram presentes também o paciente Lucas França Couto Junqueira e o adestrador Leonardo Ogata, da empresa Tudo Cão, responsável pelo treinamento dos cães do projeto.

PROJETO GENOCÃO

O projeto tem como objetivo treinar cães para dar assistência e pet-terapia a pacientes com deficiência, visando melhorar a sua qualidade de vida, além de avaliar o potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais do tecido adiposo no modelo canino de distrofia muscular. O treinamento dos cães da raça Golden Retriever é uma das etapas do projeto de pesquisa e, quando estão aptos, são entregues a pacientes com deficiência para que possam auxiliá-los em atividades diárias.

O projeto iniciou em nov/2015 e tem previsão de término para mar/2018 com a previsão de entrega de 10 cães treinados até o fim do projeto.


Fonte: AACD