Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL SANTA CRUZ INAUGURA PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS DIGITAIS
21/03/2017

Ao lado de outras grandes instituições japonesas, o Hospital Santa Cruz (HSC), de São Paulo (SP), participa, em 20 de março, do Japan – Brazil Medical Collaboration Project, evento que apresentará o promissor Projeto de Telerradiologia com tecnologia Synapse PACS (Picture Archiving and Communication System) da Fujifilm.

A tecnologia permite que imagens médicas digitais sejam disponibilizadas numa rede integrada, uma espécie de nuvem de dados. Assim, todos os médicos de uma instituição têm acesso aos exames dos pacientes, otimizando o atendimento e o diagnóstico. O sistema também permite que haja um compartilhamento de informações com outros hospitais integrados à rede, gerando uma troca de experiências, ampliando o conhecimento dos profissionais e melhorando, assim, a capacidade diagnóstica.

Com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Projeto de Telerradiologia será implantado no Hospital Santa Cruz em meados de abril de 2017. Além do Hospital Santa Cruz, também participarão o Hospital Universitário da USP e o Hospital da Amazônia.

Na cerimônia, o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, destacará a importância do Projeto de Telerradiologia para o processo de diagnóstico médico. Segundo ele, a iniciativa está alinhada com os objetivos do HSC na busca do conhecimento científico e implantação de novos equipamentos e sistemas de última geração, visando tornar o Hospital um centro de referência nos campos da medicina e saúde no Brasil.

A intenção é que, no futuro, a tecnologia seja ampliada para troca de experiências com universidades japonesas, como a Universidade de Tsukuba e a de Osaka, uma vez que a plataforma possibilita a discussão remota de casos de neurologia, angiologia, cardiologia, gastroenterologia, ortopedia, e outras que envolvam análise de imagens digitais.

Entre os projetos em fase de implantação no Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa destaca o recente acordo de entendimento com a Universidade de Tsukuba no intercâmbio de conhecimento e utilização de novas tecnologias. “O estabelecimento de parcerias com universidades japonesas tem o intuito de desenvolver a pesquisa médica da Instituição, tornando-a referência na área”, afirma.

Além do Projeto de Telerradiologia, o Japan – Brazil Medical Collaboration Project lançará o Projeto Centro de Detecção do Câncer no Hospital Universitário da USP. A iniciativa tem o objetivo de rastrear incidências do câncer de cólon, estômago, pulmão e mama, promovendo estudos e tornando-se um centro de referência no Brasil. A ideia desse projeto surgiu após uma pesquisa mostrar que 0,5% dos brasileiros foram detectados com câncer de cólon, um índice alto se comparado ao Japão, cujo índice é de 0,1%.


Fonte: Revista Hospitais Brasil