Santa Casa de Votuporanga inicia troca da rede elétrica para instalar ar-condicionado no SUS
24/02/2015
Conquista está sendo possível por meio de uma campanha lançada em 2014; empresários e comunidade em geral da cidade e região contribuíram
Os aparelhos de ar-condicionado, em breve, serão uma realidade nas alas do SUS – Sistema Único de Saúde da Santa Casa de Votuporanga. O Hospital já iniciou na última semana as obras para alterar a rede elétrica da Instituição, visando dar suporte para a nova quantia de aparelhos que ficarão ligados. A instalação seguirá etapas de forma que os atendimentos não sejam prejudicados.
A conquista está sendo possível por meio de uma campanha lançada em 2014, junto com uma revista institucional da Santa Casa. Empresários e comunidade em geral da cidade e região contribuíram por meio do boleto e a arrecadação visou levantar recursos para a compra dos aparelhos e para as obras necessárias no Hospital. Serão contempladas as alas A, B, C (Maternidade), D (Pediatria), E e H (Diálise) e demais setores do SUS, em um investimento de quase R$ 300 mil.
Internado na Ala A, Antônio Donizete Pacheco, reforça a necessidade dos aparelhos. “A administração está agindo da forma correta e pensando nos pacientes. Estão de parabéns”. Já para Anivaldo Ramos da Silva, o investimento também é benéfico. “Isso é ótimo e o atendimento ficará ainda melhor. Precisamos do ar-condicionado porque o calor é muito grande, eu tive que até mesmo trazer outro ventilador para ajudar,” conta o paciente, entusiasmado com a instalação.
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, destaca os benefícios desse investimento. “Mais do que conforto, isso significa cuidado diferenciado para evitar a proliferação de vírus e bactérias e a nossa intenção é concluir a instalação até o fim de março. Poderemos dessa forma, oferecer acomodações mais humanizadas aos nossos pacientes do SUS e ainda contribuir com a melhora de seu estado clínico, pois é de ciência de todos que Votuporanga está localizada em uma região quente, onde as altas temperaturas predominam na maior parte do ano, chegando, constantemente, aos 40 graus e uma pessoa doente sofre com isso e pode até mesmo piorar.”
Dornelas ressalta ainda a colaboração da comunidade e de empresas que contribuíram. “A entidade agradece mais uma vez o apoio da população. Estamos cumprindo juntos essa missão de salvar vidas e promovendo a diferença para cada cidadão que passa pelo Hospital. É satisfatório saber que existem pessoas humanas e que se preocupam com o bem-estar do próximo.”
A primeira etapa, foi a ampliação do fornecimento de energia elétrica, com a instalação de um novo transformador e a substituição de um antigo. O serviço está sendo feito por uma empresa especializada e novas instalações elétricas serão distribuídas pelo Hospital para o fornecimento de energia. Essa etapa será conduzida pelos profissionais do setor de Manutenção da Santa Casa, com a finalidade de reduzir custos.
*Informações da Santa Casa de Votuporanga