Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ARTICULAÇÃO COM PARLAMENTARES É ESSENCIAL PARA APROVAÇÃO DE EMENDAS
17/08/2017

As emendas parlamentares são de extrema importância para a captação de recursos que poderão ser utilizados na aquisição de equipamentos, reformas para ampliação do parque tecnológico nas instituições de saúde, por exemplo. 

Em palestra nesta quarta-feira (16), o coordenador-geral do Sistema de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento, José Antonio Neto, explicou que as Emendas são impositivas e estão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA). E como os parlamentares que tomam as decisões sobre as emendas que vão para a LOA, o coordenador ressalta a importância de se conversar com esses parlamentares e trazê-los para dentro dos hospitais.

De acordo com José Antônio, é importante ensinar o contexto aos deputados e senadores, para que eles saibam sobre a importância dos equipamentos. Sendo assim, a palavra chave para bom uso dessas emendas é a “articulação”. “É preciso capacitar os dirigentes para que eles saibam conversar, argumentar. Temos que parar com o papel de coitados e mostrar que somos importantes para a economia”, colocou.

Outra forma de captação de recursos é pelo Sistema de Convênios (Siconv). Sobre ele, o superintendente de Planejamento e Gestão do SUS na Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, Adriano Ribeiro, explicou que os projetos devem ser bem elaborados e sem falhas técnicas, e que é importante pensar em padronização. 

Ainda de acordo com o superintendente, o Siconv conta com três grandes momentos: os atos preparatórios, a execução e principalmente a prestação de contas, que é mostrar o que realmente foi feito. Adriano coloca que convênio é parceria, por isso “as ideias devem ser convergentes. O objetivo é andar de mãos dadas”, ressaltou. 


Fonte: CMB