Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

383 jovens profissionais, de 17 estados brasileiros, iniciam os programas de residência e estágio da Funfarme
05/03/2015

A Funfarme/Famerp recebeu, nesta segunda-feira (2 de março), 383 jovens recém-formados em cursos superiores da área da Saúde que iniciam agora os programas de residência, aperfeiçoamento, aprimoramento e estágio da instituição. Parcela expressiva destes jovens se origina de todas as regiões do Brasil, o que demonstra o prestígio que desfruta a Funfarme/Famerp na área do ensino e formação destes profissionais em todo o país.
 

São 204 residentes e 43 estagiários de medicina, 24 aprimorandos, 65 aperfeiçoandos e 47 residentes de outras áreas da Saúde, como terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas. 
 
Os 247 médicos e estagiários médicos se juntam a outros 157 que já atuam na instituição e, somados aos 523 médicos contratados, passam a compor um corpo clínico com 927 profissionais de 63 especialidades.
 
Como todo ano, a cerimônia de ingresso dos 383 jovens profissionais reuniu, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto, as principais lideranças da Famerp, Funfarme e o complexo hospitalar, formado pelo Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório de Especialidades, Hemocentro de Rio Preto e Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Participaram também os coordenadores da Coreme (Comissão de Residência Médica) e Coaprimo (Comissão de Aprimoramento e Aperfeiçoamento da Funfarme e Famerp), supervisores e chefes de serviços.
 
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, ressaltou a importância dos novos egressos para que a instituição continue a oferecer à população atendimento de qualidade e humanizado e deu a dimensão do complexo hospitalar com alguns números. “Em 2014, foram mais de 50.000 atendimentos, em média, por mês, de pacientes provenientes de 142 municípios de todo o país”, ressaltou o diretor executivo.
 
O evento objetivou integrar os novos estudantes e apresentar as instituições que integram a Funfarme e suas lideranças. Para isso, foram ministradas palestras sobre as normas, as leis e a ética adotadas pela fundação. 
 
Para o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Emerson Quintino, vários motivos colaboram para o prestígio da instituição perante os jovens profissionais de saúde que disputam as vagas da residência e demais programas. “Temos um corpo docente com profissionais de alto nível, muitos com renome nacional, e hospitais referências em várias áreas, dotados de alta tecnologia e com um volume enorme de atendimento, o que permite ao residente praticar e aprender a todo instante.”
 
Etore Andrade da Silva, 25 anos, é um bom exemplo do quanto à qualidade do ensino e formação oferecidos pela Funfarme/Famerp é conhecida no Brasil. Médico formado pela Universidade Federal do Acre, Etore está em Rio Preto para fazer a residência em urologia. 
 
“O Hospital de Base é referência nacional em várias áreas da medicina. A maioria dos livros da área médica já foi revisada pelo corpo clínico da Funfarme”, afirmou o médico acreano.
 
Além da medicina, outras áreas da Funfarme atraem recém-formados de todo o país. É o caso da Terapia Ocupacional, em que metade das seis vagas foi preenchida por três alunas recém-formadas pela Universidade Estadual do Pará. 
 
Quando cursava o quarto ano de Terapia Ocupacional, Aline Veiga pesquisou instituições de todo o país e descobriu que a residência em reabilitação oferecida pela Funfarme era referência no Estado e até no país. Sugeriu às duas amigas, Dimaima Vitória e Evellyn Bentes, que decidiram concorrer às vagas. “Ficamos superfelizes por nós três conseguirmos as vagas. O Hospital de Base é referência na área na saúde e está entre os melhores do Brasil”, afirmou Aline. 
 
*Informações da Funfarme