Funfarme e Famerp realizam exames preventivos em 180 pessoas no Dia Mundial do Rim
13/03/2015
Para marcar o Dia Mundial do Rim, 12 de março, e alertar a população da importância de se prevenir contra as doenças renais, o Hospital de Base de Rio Preto (HB) e a Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem realizaram, de forma gratuita, exames preventivos em 180 pacientes que passaram pelo saguão da Emergência do HB, na manhã e tarde desta quinta-feira. Dos atendidos, 35 foram encaminhados a uma unidade de saúde, por apresentarem indícios de complicações renais.
"A prevenção é de extrema importância, pois a doença renal é silenciosa, pode não apresentar sinais ou sintomas durante muito tempo. Quando a pessoa descobre, já pode estar em estado avançado. Os exames preventivos são simples e podem ser solicitados em qualquer Unidade Básica de Saúde ou consultório médico, em qualquer cidade, mesmo as pequenas", ressalta o nefrologista Horácio José Ramalho, diretor-executivo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina e um dos coordenadores da campanha na instituição.
Eventos como o da Funfarme aconteceram em todo o Brasil, integrando a "Campanha para Rins Saudáveis", organizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pelo Departamento de Epidemiologia e Prevenção de Doenças Renais, com apoio do Ministério da Saúde.
Cerca de 20 médicos e enfermeiros e 50 alunos de medicina e enfermagem se revezaram no atendimento. Eles fizeram exames de urina, aferição de pressão arterial, alteração da glicemia e de medidas antropométricas. Além dos exames, foram entregues panfletos informativos às pessoas que passavam pelo local.
Entre os pacientes atendidos, estudante Leandro Augusto Dias, de 28 anos, era um dos que mais aguardaram pelos resultados dos exames, pois em sua família há pessoas com problemas renais. “Minha mãe já teve problemas com cálculos renais. Vi muito bem o transtorno que foi. Estava de passagem pelo hospital e resolvi fazer os exames. Para minha surpresa, não houve indícios’’, disse o estudante.
Já a dona de casa Silvia Elisabeth, de 44 anos, é o exemplo de que os sintomas da doença, às vezes, demoram a aparecer. Ela foi uma das 35 pessoas que apresentaram indícios de possível anormalidade nos rins e disse que nunca havia sentido sintoma algum. ‘’Confesso que me surpreendi. Nunca senti dores ou incômodo. Ainda bem que o hospital sempre realiza este tipo de campanha. Vou iniciar meu tratamento o mais rápido possível’’, afirmou Silvia.
Assim como Silvia, todos precisam realizar exames para avaliar a função renal, como urina e dosagem de creatinina sérica. “A prevenção das doenças, no entanto, envolve também simples atitudes para garantir o bom funcionamento dos rins, como ter hábitos saudáveis, controlar o peso, praticar esportes, controlar a pressão arterial, não fumar, não tomar remédios sem orientação médica, controlar a glicemia e beber água”, completa o nefrologista e diretor clínico do Hospital de Base, João Fernando Picollo de Oliveira, também coordenador da campanha.
*Informações da Funfarme
*Informações da Funfarme