Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Votuporanga é parceira em curso de doulas e educadoras perinatais
16/03/2015

Edição será de 23 de março a 2 de abril, no Espaço Unifev, além disso, Hospital oferecerá 10 bolsas
 
A Santa Casa de Votuporanga busca fortalecer a humanização em todos os setores e na assistência neonatal não poderia ser diferente. O Hospital incentiva o parto humanizado e para isso é cada vez mais necessário manter profissionais capacitadas e competentes para orientar, auxiliar, informar, cuidar e dar apoio consciente sobre esse momento tão especial que é a chegada de um filho. Diante disso, a Instituição é mais uma vez parceira na realização do curso de Formação de Doula e Educadora Perinatal.
 
A edição será de 23 de março a 2 de abril, no Espaço Unifev, anexo a Santa Casa. O primeiro módulo, de 23 a 27 de março, acontecerá no período da manhã, e o segundo módulo, de 30 de março a 2 de abril, durante manhã e tarde, somando 80 horas. Inscrições no link www.bemgestar.wix.com/cursodoula ou pelo e-mail espacobemgestar@gmail e mais informações nos telefones (17) 99789 6603 e (17) 98211 3522. 
 
Além disso, a Santa Casa oferecerá 10 bolsas integrais do curso. Interessadas nesse auxílio podem ser inscrever no setor de Recursos Humanos do Hospital e sendo selecionadas, devem desenvolver trabalho voluntário como doulas na Instituição durante o período de seis meses. As candidatas passarão por uma seleção e entrevista. Informações pelo telefone (17) 3405 9133, ramal 308.
 
A formação é destinada para profissionais de enfermagem, profissionais da obstetrícia, psicólogas, terapeutas, instrutoras de yoga, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, doulas que buscam aperfeiçoamento e mulheres acima de 18 anos com segundo grau completo, que tenham interesse no trabalho de cuidado e educação para o período gestacional. 
 
O objetivo do curso é a formação de doulas profissionais para acompanhar mulheres em suas gestações e nascimentos. “Estamos na segunda edição e com o sucesso do programa, foram alcançados muitos avanços no atendimento à gestante na cidade de Votuporanga. A principal conquista foi na satisfação das mães que tiveram acompanhamento de doulas, além do aumento do número de partos naturais”, destaca a doula da Santa Casa e coordenadora do evento, Fabiana Higa.
 
Para compreender melhor ambas as formações, Fabiana explica a diferença entre elas. “As doulas proporcionam conforto físico e emocional durante o trabalho de parto já as educadoras organizam grupos, planejam e ministram cursos para gestantes, orientando casais durante o pré-natal.”
 
As aulas serão ministradas de maneira interativa, com exposições teóricas, discussões em grupo, vídeos e também vivências, contando com um programa completo. Durante a prática, por exemplo, as alunas entrarão em contato com o ambiente hospitalar, as rotinas da maternidade, a forma de abordagem, como trabalhar junto com a equipe de plantão e como dar assistência dentro do centro cirúrgico, participando com mulheres grávidas no contexto de grupos educacionais. Vale ressaltar que a equipe docente é multidisciplinar e conta com doulas experientes, obstetras, enfermeiras obstetras, psicólogas e educadoras perinatais e convidados. 
 
A Santa Casa conta com os serviços de doulas desde outubro de 2013 e atualmente dez profissionais atuam nas unidades de saúde e Hospital. O evento está sendo promovido pela Instituição Bem Gestar e conta ainda com o apoio da Rehuna (Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento) e Matriusca. 
 
*Informações da Santa Casa de Votuporanga